Outubro Rosa: a prevenção é sempre o melhor remédio

Hoje nós queremos falar com você, servidora. De mulher para mulher, é hora de tratar sobre algo tão importante para a saúde de todas nós. A primeira pergunta é: você está com seus exames em dia?

Outubro está na área e, com ele, vem o momento de encorajar e incentivar as mulheres quanto à prevenção do câncer de mama e também do câncer de colo de útero. A campanha Outubro Rosa é a maior mobilização social dedicada a esta causa. Desde os anos 90, enquanto prédios e monumentos públicos recebem a iluminação especial que simboliza a união dos povos pela saúde feminina, intensifica-se também o debate mundial em torno do tema.

Por isso, durante este mês, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai intensificar as práticas de promoção da saúde da mulher com foco na prevenção do câncer que mais mata mulheres no Brasil: o de mama.

Para alcançar os objetivos de prevenção, diagnóstico, tratamento e redução da taxa de mortalidade, os profissionais de saúde do município vão dar orientações e abordar outros temas de promoção da saúde feminina, como a importância da alimentação saudável e da prática de atividades físicas, além da prevenção da violência doméstica e o planejamento reprodutivo.

– Este olhar para a saúde da mulher, de maneira integral, deve ser lembrado e estimulado durante o ano inteiro. É fundamental informar e conscientizar a população sobre importância de estar alerta a qualquer alteração suspeita no corpo, uma das peças chave para o diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura – reforça Ana Mello, gerente da área técnica do câncer da Secretaria Municipal de Saúde.

Câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é a primeira causa de morte em mulheres no Brasil, com patamares diferenciados entre as regiões. Mas quando o câncer é diagnosticado precocemente, as chances de cura passam de 90%. Entre as formas de prevenção da doença, algumas são fundamentais como a realização de exames de toque e mamografia, consulta regular ao médico, além do controle do peso, alimentação saudável e prática de exercícios físicos. A amamentação também é considerada um fator de proteção.

O câncer de colo de útero, é a terceira neoplasia mais incidente na população feminina brasileira. Para a prevenção deste tipo de câncer, é importante que toda mulher que já tenha dado início à vida sexual, realize o exame preventivo. Para as meninas, de 9 a 14 anos de idade, é recomendada duas doses da vacina contra o HPV, conforme o calendário do Ministério da Saúde.

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa surgiu na última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, passaram a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando, assim, a campanha como Outubro Rosa.

O laço cor-de-rosa hoje simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades ao movimento direcionado à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Fonte: http://www.outubrorosa.org.br