Condomínios da cidade se transformam em verdadeiras sessões de cinema, sem aglomeração, durante a pandemia.

Pipoca quentinha e olho na tela porque o filme vai começar! Levante a mão agora quem aí do outro lado está com saudade desse momento mágico! Aposto que todo mundo, né?! Mas enquanto o carioca não podia ir ao cinema, o toque mágico do telão, ao ar livre,  proporcionou à milhares de moradores das zonas norte e oeste momentos de alegria durante o isolamento social, através do projeto Cinema nas Janelas, uma diversão gratuita e segura.

Desde a primeira sessão, em abril, no Engenho Novo, a iniciativa da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da RioFilme, percorreu 11 bairros com a exibição de filmes, shows, poesia e música para o carioca que estava em confinamento.

“É a magia do cinema ao ar livre, rompendo as barreiras e limitações impostas durante a pandemia. Os bairros contemplados, até agora, geraram grande satisfação e motivação na equipe, porque sabemos como foi importante para todas as famílias assistirem filmes de qualidade e mensagens solidárias, protegidos em suas casas”- disse o presidente da RioFilme, Cesar Miranda Ribeiro.

O projeto contou com a solidariedade de artistas de todo Brasil que cederam seus trabalhos para que o Cinema nas Janelas saísse do papel neste momento tão difícil. Além de filmes clássicos e shows, os moradores dos condomínios contemplados assistiram mensagens e clipes de cantores consagrados que apoiaram a ideia, como as cantoras Alcione e Claudia Leite e o cantor Vitor Kley.

As produções são projetadas em um telão inflável de dimensão 8m x 6m, montado no estacionamento dos condomínios, e o evento têm uma hora e meia de duração. Para evitar aglomeração e curtir com o máximo de segurança e comodidade, os moradores não precisam ficar no estacionamento. Basta assistir da janela ou varanda!

Neste mês de setembro, o Cinema nas Janelas vai encerrar em grande estilo suas apresentações. A última exibição acontecerá no dia 11, no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá. Será uma homenagem a todos os artistas que contribuíram imensamente para alegrar o carioca e fortalecer a cultura brasileira.

Então, prepare-se para a próxima sessão. O filme já vai começar!