Devidamente uniformizados, mascotinhos de pano conquistaram o coração e a simpatia da criançada.

A ideia surgiu durante uma conversa entre educadores. O objetivo era um só: fazer com que as crianças da rede municipal de ensino pudessem se sentir representadas na sociedade. Foi a partir desse desejo que Carla Angélica Costa Damas, professora, deu vida aos bonecos João e Maria.

Os mascotes foram criados para interação com a garotada durante as atividades do Programa Prefeitura Mais Perto de Você, que leva uma série de serviços à população carioca. De bairro em bairro e de mão em mão, João e Maria foram conquistando a simpatia e o carinho da garotada que acompanhava os pais nas ações fora de sala de aula. O sucesso foi tão grande que os pequenos começaram a pedir novos colegas de pano.

“No decorrer das nossas andanças levando o programa aos bairros, os alunos que participavam das atividades começaram a interagir com os bonecos, a compará-los com amigos de sala e pedir outros, como por exemplo, com necessidades especiais”, conta Carla.

A servidora, que soma quase duas décadas de magistério, viu-se, então, no dever de aumentar a turminha. Agora são cinco bonecos.  Além de João, nasceu a Joana, que representa as crianças negras. Maria é a menina branca de cabelo castanho claro. Já o Eduardo, é loirinho e cadeirante. A ruivinha com deficiência visual é a Mônica.

“Cada um nasceu com sua identidade de referência dentro de uma abordagem socioemocional. A ideia era fazer com que as crianças se vissem refletidas e se identificassem com eles. Nosso objetivo foi mostrar à população carioca que, na rede pública de ensino, aqueles bonecos com suas especificidades estavam representando nossos alunos dentro das 1.541 unidades municipais”, afirma.

Os bonecos da professora Carla Angélica medem 1 metro e 10 centímetros. Os rostinhos foram bordados à mão. O cabelo é feito de lã e o corpinho confeccionado com três tipos de tecido. Os mascotinhos são articulados e a turminha é puro capricho nos mínimos detalhes, como meias e lacinhos no tênis. De fábrica mesmo, apenas o uniforme escolar no tamanho 2.

Por causa da pandemia, o programa está suspenso. Mas os bonecos já estão preparados para o novo normal. Esses pequenos “estudantes de pano” prometem voltar com muita energia para ajudar no incentivo aos protocolos de higiene e saúde que serão adotados no retorno às aulas.

“Tempos difíceis! Porém, momento de juntar forças e espalhar empatia e amor. Tudo isso vai passar”, garante a servidora que faz tudo com muito amor.