Agenda da Liderança Carioca dá início às comemorações dos 10 anos da Fundação João Goulart

A Fundação João Goulart realizou, nesta quarta-feira (16/3), a Agenda da Liderança Carioca, evento que marca o início da comemoração dos 10 anos da FJG e do Programa Líderes Cariocas.

A equipe da Fundação João Goulart, por meio de suas coordenadorias, apresentou suas ações, projetos e o cronograma de ações previstas para 2022. Entre os temas abordados foi explicado como será o Programa Líderes Cariocas 4.0, seu objetivo, o por quê do foco na gestão de competências e talentos, e os principais resultados do Raio-X da Liderança Carioca, realizado com os servidores integrantes do Programa.

A Agenda da Liderança Carioca é um evento exclusivo para Líderes Cariocas. Estiveram presentes, Rafaela Bastos, presidente da Fundação João Goulart;  o secretário municipal de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo, reforçando a importância da liderança na gestão pública municipal; o secretário municipal de Governo e Integridade, Marcelo Calero, que apresentou o Plano de Integridade; e o secretário especial  municipal da Juventude, Salvino Oliveira; além de subsecretários e representantes de diversos órgãos. O servidor e líder carioca Daniel Mancebo falou sobre o Plano Estratégico Rio Futuro e sobre o Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática.

Foi apresentada a Política de Desenvolvimento do Gestor Carioca, documento que normatiza as diretrizes de capacitação e  desenvolvimento de gestores e Líderes Cariocas e para a governança da Prefeitura. Orienta ainda sobre para onde vamos em termos de qualificação para a efetividade da Gestão Pública. Por meio da política, por exemplo, Líderes Cariocas entendem que a competência Compromisso Público é um comprometimento com a disseminação da cultura de planejamento e integridade da Prefeitura, a busca da eficiência do agente público, sustentabilidade e resiliência da cidade, reforçando o alinhamento estratégico dessas lideranças.

– A Agenda da Liderança Carioca é mais que um encontro, é um lugar de posicionamentos, onde falam Líderes ou para Líderes. É para conhecer, transformar, propor, autoavaliar, desafiar e criar conexões para e executar. É um encontro de afirmação e, a depender de como nos organizemos em rede, pode ser um instrumento de governança pública – declarou Rafaela Bastos, presidente da Fundação João Goulart.

Neste novo cenário, a Fundação se consolida como a instituição que investe na gestão pública. Para tal, apresenta como pilar fundamental a formação de líderes públicos municipais, para o qual é referência. E a produção e socialização de saberes e boas práticas na gestão da administração municipal.

A Agenda da Liderança Carioca é sempre uma oportunidade aplicada para Líderes Cariocas se atualizarem e pautarem temas importantes da cidade e para a gestão pública municipal, como o Planejamento Estratégico Rio Futuro e o Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática, cases de sucesso dentro do planejamento de cidades.