Agente da Guarda Municipal que salvou mãe e filhos de incêndio é condecorado pela Prefeitura

Deu no D.O! Por meio do decreto nº 48.766, assinado pelo prefeito Eduardo Paes e publicado no Diário Oficial do Município, o subinspetor Edmo Batista dos Santos, da Guarda Municipal, foi agraciado com a insígnia de mérito “Além do Dever”. No final do ano passado, o agente salvou uma mulher e seus dois filhos menores durante um incêndio.

Criada pelo Decreto nº 14.655, de março de 1996, a insígnia “Além do Dever” tem por objetivo condecorar os servidores da Guarda Municipal que, independentemente do exercício de suas atribuições típicas, tenham atuado com eficácia diante de situações emergenciais ou de risco, em benefício da sociedade.

No dia 7 de novembro de 2020, o subinspetor conta que foi acordado com gritos de socorro no condomínio onde mora na Taquara, Zona Oeste do Rio. De acordo com ele, havia um cheiro muito forte de fumaça vindo do andar de baixo. Imediatamente, desceu e encontrou a mãe desesperada porque não conseguia entrar no quarto para socorrer os dois filhos, de 11 e 12 anos.

O guarda municipal, de 48 anos, conta ainda que a mãe não queria sair do apartamento de jeito nenhum, mas ele conseguiu acalmá-la e prometeu tirar os filhos de lá também.

– Mesmo com muitas dificuldades, sem conseguir respirar e sem enxergar nada, entrei no quarto e consegui retirar os meninos para uma área segura – declarou Edmo que, emocionado, disse que foi um momento muito difícil, mas gratificante por ter conseguido salvar todos do incêndio, causado por um curto circuito no quarto.

De acordo com o subinspetor, após o susto mãe e filhos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eles não precisaram ser levados ao hospital porque tiverem ferimentos leves.

O gesto de coragem e amor ao próximo também recebeu elogios do condomínio onde mora, além de ter sido publicado no Boletim Interno Ostensivo da GM. O servidor tem 27 anos de serviço público e, atualmente, é o gerente do departamento de pessoal da instituição.

O guarda municipal foi acordado por gritos de socorro – Robert Gomes/Prefeitura do Rio