Assistente social do município há 17 anos leva oportunidades para lideranças comunitárias

Fazer parte do time da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) parece ser uma missão na vida de Tatiana Fonseca (na foto à direita). Servidora há 17 anos, sempre ligada à pasta, ela se mostra incansável em uma de suas funções, que é a mobilização de lideranças comunitárias. E se orgulha por ser uma espécie de ponte para que os líderes alcancem oportunidades e possam desempenhar ainda melhor o trabalho com a sua comunidade.

– Meu papel é reunir essas lideranças em torno das oportunidades. Trabalhamos a ideia de rede local, temos um grupo no WhatsApp onde essas pessoas ficam sabendo dos projetos sociais, das possibilidades. Além de termos encontros online e presencial, com distanciamento, que foram retomados agora – afirma Tatiana, de 42 anos, assistente social e coordenadora da 9ª Coordenadoria de Assistência Social (Cas), em Campo Grande.

E foi justamente em um desses encontros que Tatiana viu seu caminho cruzar com o de Rosélia Miguez, pedagoga de 49 anos, que participava pela primeira vez das conversas do Resenha contra a Covid-19, o projeto da SMAS que treina líderes comunitários para atuarem como porta-vozes da prevenção à doença junto às populações de favelas e periferias.

– Estava no lugar certo na hora certa. Fui representando o Conselho Comunitário de Segurança da área do 40º Batalhão, do qual sou vice-presidente,  a ONG RBS e o Instituto Tereza Tosta, onde atuo como pedagoga. No fim da reunião, a Tatiana me colocou no grupo de WhatsApp e, dias depois, divulgou um treinamento de crise ministrado por uma universidade americana. Fiz a inscrição de forma despretensiosa e fiquei chocada ao ser selecionada – conta Rosélia.

O curso é o “Implementando Treinamentos de Psicoeducação Baseados na Web para Líderes Comunitários no Quênia e no Brasil em resposta ao Covid-19”, e está sendo ministrado por uma equipe da Columbia School of Social Work, em Nova Iorque, e dos Centros Globais da Columbia em Nairóbi e Rio de Janeiro. Foram selecionadas 40 lideranças comunitárias, 20 quenianas e 20 brasileiras, como Rosélia. Até dia 5 de abril, a pedagoga terá acesso a este treinamento, possibilitando a ela a troca de experiências de realidades tão diferentes.

– A capacitação está me ensinado novas ferramentas não só para lidar com a comunidade, com o problema de cada um, como também ser mais ouvinte do que falante. O bom é que vou poder empregar os novos ensinamentos nos locais onde trabalho. Conhecimento é uma bênção – diz, animada, que agradece o dia que esteve na reunião comandada por Tatiana, e ainda conta que esta é mais uma oportunidade que recebe da Prefeitura do Rio.

– É a segunda vez que a Prefeitura me dá oportunidades maravilhosas. Na última gestão do  Eduardo Paes, trabalhei como monitora pedagógica na Nave do Conhecimento, de Santa Cruz. E, agora, com a Secretaria de Assistência Social, que me deu a possibilidade de vivenciar  essa experiência com o curso. Tenho que agradecer a Prefeitura duas vezes – afirma Rosélia.

Orgulhosa de seu trabalho, Tatiana se sente realizada com desfechos como o da pedagoga:

– Hoje o papel do serviço público é justamente oportunizar esse protagonismo comunitário. Talvez Rosélia não soubesse dessa oportunidade, jamais tivesse acesso a esse conhecimento se não fosse o trabalho da gente de aproximar essas lideranças das possibilidades. Fico muito feliz quando conseguimos proporcionar algo assim.  A ideia é que além dela investir o conhecimento adquirido no curso nas instituições em que trabalha, ela possa replicar para outros líderes comunitários.