Atleta da GM-Rio se destaca em competições de natação na piscina e em mar aberto no Rio Grande do Norte

O líder operacional Alex Rodrigues, coordenador da Comissão Desportiva da Guarda Municipal (CDGM), foi destaque em duas competições de natação de nível nacional em piscina e mar aberto realizadas no início do mês, de 07 a 11 de outubro, no estado do Rio Grande do Norte, no Nordeste Brasileiro.

Alex se sagrou campeão brasileiro da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas na prova de 1.500 m, em competição que aconteceu na Praia de Ponta Negra no dia 11 de outubro. O evento contou com a participação de 147 nadadores de 40 equipes e 18 estados Brasileiros.

Antes dessa competição, o atleta da GM-Rio participou entre os dias 07 e 10 de outubro do 66º Campeonato Brasileiro Máster de Natação, realizado na piscina do SESI-RN. O evento contou com mais de 300 nadadores de 60 equipes e 20 estados brasileiros. Nesta competição, Alex conquistou oito medalhas, além de ter ficado até o sexto lugar em diversas modalidades.

O ouro foi conquistado na prova de 800m livre. Cinco medalhas de prata foram conquistadas nas provas 100m costas, 200m costas, revezamentos 4x50m medley masculino, 4x50m medley misto e 4x100m livre masculino. Já o bronze veio em duas provas, de revezamento 4x200m livre misto e 4x50m livre misto. Ele ainda ficou em quarto lugar nas provas 100m livre e 200m livre, quinto lugar na prova de 50m livre e sexto lugar na prova revezamento 4x50m livre.

Alex participa de competições desportivas há mais de 20 anos. Além da vocação e dos benefícios para a saúde, a dedicação do atleta e a participação em competições ajuda a estimular outros guardas a buscarem realizar atividades físicas, principalmente porque o atleta coordena atualmente a Comissão Desportiva da GM-Rio.

A iniciativa foi criada em 2010 para apoiar os guardas atletas que participam de competições de diversas modalidades, de níveis amador e profissional, e também estimular a prática esportiva entre os funcionários. A equipe da CDGM, que administra as atividades, é composta por guardas municipais com formação nas áreas de Saúde e Educação Física e entre os membros estão guardas municipais campeões intermunicipais, estaduais e até com títulos internacionais, nas mais variadas modalidades, como atletismo, natação, boadyboarding, lutas (jiu-jitsu, MMA, kickboxing, sambô, muay thai, wrestling etc.), ciclismo, pentatlo moderno (laser-run), voleibol e futebol.

Em 2016, foi criado um centro de treinamento para o efetivo com uma academia de atividades físicas e dojô para prática de artes marciais. A iniciativa foi uma parceria da Guarda com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), que proporcionou a aquisição de 40 aparelhos e equipamentos sendo um dos legados para a instituição. O objetivo é oferecer aos funcionários um local para aprimorar o condicionamento físico, essencial na rotina operacional, e também promover a saúde e o bem-estar.

Atualmente, além das atividades realizadas na sede da GM-Rio, em São Cristóvão, a CDGM também oferece aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas no Clube do Servidor, atendendo a toda a Prefeitura do Rio.