Cadela Iana se aposenta da GM-Rio e é adotada por família de São Gonçalo

Foi amor à primeira vista. Assim que a técnica de enfermagem Rosilene Nunes colocou os olhos em Iana, não teve dúvidas de que encontrara a mais nova integrante da família.

“Agendamos a visita para conhecer os cães e ela (Iana) nos encantou com o seu olhar. Ao todo, participamos de sete encontros de socialização para ela se acostumar e familiarizar”, conta Rosilene.

Muito carinho no primeiro encontro. Foto: Robert Gomes

O encontro entre a cadela e a família de São Gonçalo aconteceu nesta quinta-feira, 03, na base do Grupamento de Cães de Guarda, na Ilha do Governador, na zona norte. Iana, de 8 anos, será a “filha do meio” de Rosilene, que é mãe de uma adolescente, de 14, e um menino, de 5 anos, que tem autismo.

“Essa adoção vai fazer muito bem para eles e a Iana. Ela ficará solta no quintal que reformamos visando o bem estar da Iana. O meu filho estava ansioso pela chegada desse momento”, disse Rosilene, que até criou um perfil no Instagram (@iana_linda2020) e registrou todo o processo de visitas até a adoção.

Em outubro, o Portal do Servidor divulgou a campanha de adoção de seis cães da Guarda Municipal que estavam em busca de uma vida mais sossegada e um lar cheio de amor. Entre os novos aposentados ainda estão disponíveis, três são da raça pastor belga-malinois, sendo dois machos e uma fêmea: Aldo e Ambar, de 10 anos; Iankee, com 8 anos; Garra, de 11 anos, é da raça pastor alemão.

Os veteranos do canil da corporação começaram a dar os primeiros passos na profissão assim que completaram 12 meses de idade. Foram sete anos de dedicação, muito aprendizado e atividades realizadas com excelência.

A primeira adoção foi feita em novembro pelo guarda municipal Jorge Elias, instrutor de adestramento do Grupamento de Cães de Guarda, que levou para casa a cadela Isa, da raça pastor belga de malinois, de 7 anos, que foi sua companheira de trabalho.

Jorge Elias e Isa

“A Isa era muito ligada a mim, era um carinho mútuo. Quando soube que ela seria aposentada, me coloquei imediatamente à disposição para adotá-la. Eu tenho outro cão, também da raça pastor belga malinois, que está adorando a companhia dela, até ficou mais calmo”, revela Elias.

Até o momento, entre ligações e mensagens por e-mail, a Guarda Municipal recebeu cerca de 500 manifestações de moradores do estado do Rio, além de pessoas de outras regiões do país, que entraram em contato e informaram interesse em adotar um dos cães.

“Esse cães foram muito mais do que colegas, eles eram nossos companheiros de trabalho. Esse carinho que nós sentimos por eles é o mesmo que nós esperamos que eles continuem tendo após a aposentadoria. Por isso, somos rigorosos durante esse processo de adoção, para que tenhamos certeza de que estarão bem encaminhados e felizes no novo lar”, afirmou o subinspetor Raimundo Rodrigues, subcomandante do Grupamento de Cães de Guarda.

Você, servidor, que pensa em começar 2021 em nova e boa companhia, não pode perder essa chance. Tem um aUmigo de quatro patas à espera do seu amor. Os interessados em adotar um dos cães podem entrar em contato com o Grupamento de Cães de Guarda (GCG) pelo e-mail: canilguarda@gmail.com ou pelo telefone 3234-1057, das 9h às 16h.

Rumo à São Gonçalo: Iana e a nova família. Foto: Robert Gomes

Veja os primeiros momentos de Iana com a família: