CGM-Rio participa da 2ª etapa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

A Controladoria Geral do Município do Rio, por meio da Subcontroladoria de Corregedoria, participou, nesta quarta-feira (15/6), na sala de reuniões da CGM-Rio, por videoconferência, da 2ª etapa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção: Implementação prática do Roteiro de Atuação, realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o Programa de Apoio à Gestão Municipal Responsável (TCU+Cidades).

A ação tem o objetivo de contribuir com a qualificação dos gestores municipais, sensibilizá-los a respeito da importância dos conselhos municipais na melhoria da gestão pública, além de orientar a atuação dos participantes na prevenção de falhas que possam prejudicar o melhor uso dos recursos públicos.

A pauta central dos debates girou em torno da Gestão da ética e da integridade, em que se discutiu, entre outras coisas, a importância de se instituir a cultura desses valores nas organizações, por meio da criação de comissões de ética, e assuntos relacionados às práticas dos componentes dos mecanismos de prevenção.

O evento contou com apresentação do coordenador-geral de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional do Ministério da Justiça (DRCI), Edson Garutti, do presidente do Conselho Nacional de Controle lnterno (CONACI), Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, e do controlador-geral do estado do Mato Grosso do Sul (CGE-MS), Carlos Eduardo Girão de Arruda.

Sobre o PNPC

O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) é o mais abrangente programa de incentivo às organizações públicas brasileiras para adoção de boas práticas de enfrentamento da corrupção, com ênfase nos mecanismos da prevenção. São mais de 11 mil organizações participantes de um total de 16 mil cadastradas. Ano passado, foi o ano de adesão das organizações, de realização das auto avaliações na plataforma e-Prevenção e da definição do marco zero, ou seja, de como estão as práticas dessas organizações quanto aos mecanismos e componentes de prevenção à corrupção.

Participaram do evento os seguintes servidores da CGM-Rio:

Robson Feruti (subcontrolador de Corregedoria); Dalton Mota; Cristina Aliman; Jamila Nascimento; e Vinícius Ferreira.