Comandante da GM-Rio recebe homenagem da Polícia Rodoviária Federal

O comandante da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), Inspetor Geral José Ricardo Soares, recebeu nesta sexta-feira (30/07) a medalha Washington Luiz, concedida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) a instituições e personalidades parceiras que facilitaram, fomentaram ou cooperaram para o sucesso das operações e missões da força policial. A homenagem aconteceu durante a solenidade de passagem de comando da Superintendência da PRF no Rio de Janeiro, do atual diretor-geral Silvanei Vasques para o PRF Romulo Ferreira da Silva, na sede da corporação, em Irajá, Zona Norte do Rio.

O evento contou com a presença de autoridades de forças policiais, militares, judiciárias e também políticas, entre elas o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, que destacou a importância das Guardas Municipais em sua fala.

– Sou um fã das Guardas Municipais. Um assunto que estou trazendo para o Ministério da Justiça é a discussão da municipalização da Segurança Pública. A gente precisa discutir isso no país inteiro. Precisamos trabalhar em estágios e os guardas municipais são muito importantes. Esse assunto é uma prioridade no Ministério – afirmou o ministro.

A Guarda Municipal do Rio já atuou em diversas missões em conjunto com a PRF em grandes eventos que aconteceram na cidade, como a Copa América e os Jogos Olímpicos, entre outros, e também mantém diálogo e parceria com a instituição, com foco na integração operacional, troca de experiências e também cooperação para o aprimoramento técnico e de instalações e equipamentos.

O solenidade desta sexta-feira também contou com a participação da Banda Sinfônica de Música da GM-Rio, que tocou durante o evento.