Controladoria Geral do Município avança para implantar sistema de inteligência artificial no combate à corrupção

A Controladoria Geral do Município do Rio (CGU) deu mais um passo para implantar o sistema de inteligência artificial no combate à corrupção. A iniciativa é inovadora no âmbito municipal. Membros da Subcontroladoria de Corregedoria (SUBCOR), da CGU, se reuniram na segunda-feira (09/08) com o representante da Coordenadoria Geral de Suprimento e Infraestrutura, da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, para analisar a base de dados da Prefeitura do Rio em atos de licitação e compra de insumos.

O encontro, ocorrido na sede da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, faz parte do processo de implantação que visa analisar e identificar atos ímprobos ou que indiquem suspeita de corrupção em uma determinada licitação.

– Já vemos esse tipo de tecnologia sendo usada no Tribunal de Contas da União, na Controladoria Geral da União e no Tribunal de Contas do Estado, por exemplo. A nossa iniciativa se torna inovadora no cenário dos municípios do país – informou Robson Feruti, subcontrolador de Corregedoria.