Controladoria Geral do Município realiza encontro virtual com o TCE-RJ para firmar parceria estratégica na prevenção e combate à corrupção

A Controladoria Geral do Município (CGM) do Rio se reuniu, por videoconferência, com membros do Tribunal de Contas do Estado, na quarta-feira (11/08), com o propósito de viabilizar uma parceria estratégica entre as instituições para a troca de informações sobre tecnologias e sistemas de inteligência artificial de prevenção e combate à corrupção.

A ação, que faz parte da meta estratégica da CGM-SUBCOR, consolida a estruturação de mais uma etapa visando a implantação de um sistema de inteligência artificial, o primeiro no âmbito municipal, para identificação de indícios de atos irregulares ou ímprobos na Prefeitura do Rio.

– Nesta semana, já realizamos reunião com a Coordenadoria Geral de Suprimento e Infraestrutura, da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, para conhecer e analisar a base de dados da Prefeitura do Rio em atos de licitação e compra de insumos. Agora, com os representantes do TCE-RJ, pudemos conhecer as mais avançadas ferramentas de inteligência artificial e a sua aplicabilidade, na prática, nos atos preventivos e de combate à corrupção – afirmou Robson Feruti, subcontrolador da Corregedoria da CGM.

Um exemplo de ferramenta de inteligência artificial apresentada foi a ALICE (Análise de Licitações e Editais), desenvolvida pelo Tribunal de Contas da União, e utilizada pelo Tribunal de Contas do Estado, que otimiza a fiscalização de licitações públicas. Por meio deste sistema de Análise de Licitações e Editais, a instituição tem a possibilidade de analisar milhões de dados simultâneos dos editais de licitação e receber um laudo informando se há indícios de alguma irregularidade.

– Essa iniciativa é um grande passo para a Controladoria Geral do Município se reposicionar estrategicamente dentro da Prefeitura do Rio. Agora, estamos conhecendo as ferramentas de inteligência artificial, e vamos nos planejar para estruturar a implantação dessas tecnologias e a qualificação dos servidores – disse Gustavo Bramili, controlador geral.