Cristiano Siqueira – subsecretário de gestão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Cidade

Para o subsecretário de Gestão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Cidade (SMAC), Cristiano Siqueira, a pandemia trouxe para os servidores públicos os maiores desafios dos últimos tempos. O subsecretário conta como a SMAC e seus funcionários tiveram que se reinventar diante do novo cenário mundial. Há 12 anos na Prefeitura do Rio, Cristiano compara o dia a dia do gestor público ao mar.

“É imprevisível, por vezes calmo, mas, repentinamente, muda e surgem tormentas terríveis, e são essas tormentas que preparam e formam grandes navegadores”.

E foi nesse processo de mudanças inesperadas que a SMAC vislumbrou a oportunidade de aprimorar a utilização das ferramentas tecnológicas, como a implementação da digitalização das respostas aos órgãos de controle, o que garantiu celeridade ao trabalho.

A nova rotina imposta pela pandemia também trouxe um grande ganho para os estudos da vida animal existente na cidade.

“Com o fechamento dos parques ao público, aproveitamos para fazer uma avaliação e levantamento da fauna. Espécies raras de serem vistas normalmente puderam ser catalogadas e fotografadas”, comemora o subsecretário.

Com tudo isso, Cristiano avalia que o “momento de tormenta” acabou trazendo grandes vantagens para a secretaria da qual faz parte.

“Os gastos e o tempo foram otimizados. Daqui para frente, temos como meta ampliar a utilização das ferramentas tecnológicas para atrelarmos, cada vez mais, economia e eficiência aos serviços da administração pública. Tenho certeza que o futuro nos reserva grandes novidades e realizações para que possamos entregar os melhores serviços à população”.

Para os colegas servidores, um recado otimista de Cristiano.

“Deixo aqui os meus parabéns e uma breve mensagem: na CRISE, basta retirar o S!”.

Cristiano Siqueira- subsecretário de gestão da SMAC