Defesa Civil capacita 300 servidores da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

A Defesa Civil Municipal do Rio de Janeiro começou nesta segunda-feira (17/07) uma capacitação para 300 servidores da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD). Em cinco dias de instrução, funcionários que trabalham diretamente no atendimento a pessoas com deficiência aprenderão noções de Defesa Civil e Primeiros Socorros. Os técnicos atuam em sete Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência da Prefeitura.

No curso, as aulas ocorrem das 8h às 13 horas. O conteúdo do treinamento inclui a aplicação de conceitos de prevenção e resiliência no dia a dia, para evitar pequenos incidentes e reduzir riscos de desastres. As turmas também serão orientadas sobre técnicas de urgência e emergência nos casos de hemorragias, queimaduras, reanimação de parada cardiorrespiratória, desobstrução de vias aéreas, convulsões, posição lateral de segurança e socorro psicossocial.

– Ações deste tipo são fundamentais para replicar, na sociedade, um comportamento preventivo, que possa auxiliar a mitigar danos em casos de acidentes. Além disso, potencializa a noção de cidadania, porque essa pessoa passa a compreender como agir para proteger o outro – afirma o subsecretário de Defesa Civil Municipal, Rodrigo Gonçalves.

Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck reforça a importância do treinamento:

– É muito importante saber quais decisões tomar em uma situação de risco dentro de um dos CMRPDs e na rua, no que se refere à pessoa com deficiência. Aprender na prática sobre primeiros socorros pode ser decisivo para a vida e a segurança das pessoas.

Em março, houve a primeira etapa, quando 60 pessoas foram treinadas na sede da Defesa Civil, em Vila Isabel.