Fincon NT: Sistema de contabilidade da Prefeitura completa 20 anos em setembro

Sistema oficial de contabilidade da Prefeitura, o Fincon NT, completou 20 anos em operação nesta quarta-feira (01/09), centralizando toda informação contábil, inúmeras regras de controle da execução orçamentária e contratos, além de protagonismo em capítulos importantes da história orçamentária municipal nas últimas duas décadas.

Tudo começou em 1989, por meio de um antigo sistema de execução orçamentária que o antecedeu, batizado de Fincon NX. Em 1996, no entanto, a gestão administrativa municipal da época percebeu que era preciso atualizar esse sistema de contabilidade e, então, decidiu investir em uma reformulação completa, desenvolvendo e implantando o novo software.

Cinco anos depois, em 1º de setembro de 2001, o Fincon NT era lançado e entrava em operação. Na ocasião, além de realizar interface com o Fincon NX, o novo sistema disponibilizou o módulo administrativo, uma inovação nos processos de trabalho da Prefeitura, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM).

A partir desse marco, o Sistema passou, além da gestão contábil, a registrar todas as fases das compras da prefeitura. As demais funcionalidades do Fincon NT foram gradativamente implementadas em módulos, até serem concluídas em 2006.

Desde então, a CGM realiza, através do Fincon NT, a execução de todas as fases das despesas da Prefeitura, Relatórios Operacionais e Técnicos, para atender a Legislação, tais como contábeis, contratos, pagamentos, além de auxiliar o controle interno, realizando controle preventivo em todos os processos de aquisição, fatos relacionados aos processos administrativos de despesa, bem como aos eventos orçamentários, financeiros e patrimoniais, por exemplo.

Para se ter uma dimensão da importância do sistema Fincon NT, ele realiza interface com outros sistemas de órgãos municipais, tais como o Orçamento, Contas Rio, Sigma, Sicop, SIG, Ergon, Sagofi TCM, FARR, Tesouro, entre outros.

– Este dia representa 20 anos de muito trabalho, muita dedicação e de muitas realizações. Vamos celebrar e agradecer a dedicação de toda a equipe da Controladoria Geral do Município e da IplanRio, que trabalharam, e ainda trabalham, com entusiasmo para termos um sistema cada vez melhor. A data comemorativa também se estende à memória do querido servidor da IplanRio José Roberto de Almeida, vítima da Covid-19, em dezembro de 2020, que tanto se empenhou pelo desenvolvimento e bom funcionamento do Fincon – disse José Augusto Vieira Campos, Coordenador dos Sistemas de Informações Contábeis.

A Controladoria Geral do Município congratula-se com todos os servidores que participaram desta conquista, sempre em prol da prestação de um melhor serviço à população carioca.