Fundação João Goulart apoia campanha no Novembro Azul

A Fundação João Goulart dá apoio ao Novembro Azul, movimento internacional criado para conscientizar sobre o câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro, onde se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Neste mês é importante reforçar o alerta e a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção do câncer de próstata, mais frequente entre os homens brasileiros. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 65,8 mil homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata neste ano no Brasil. A doença ocupa a primeira posição no Brasil e atinge principalmente, homens a partir dos 45 anos.

O Líder Carioca Rodrigo de Souza Prado escreveu um texto sobre a importância da prevenção e do quanto precisamos nos cuidar e valorizar, independente do sexo. Rodrigo é Presidente Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (e traz uma reflexão sobre a importância do diagnóstico precoce como Embaixador da Ação Novembro Azul/2021.

Cuidar da saúde também é coisa de homem

Ao falar do Novembro Azul, é importante ter em mente  que, para além do exame para rastreamento do câncer de próstata, o período chama atenção para a saúde do homem como um todo. Buscar um serviço de saúde para tratamento ou prevenção não está na cultura dos homens. Muitos alegam falta de tempo, dificuldade para conseguir dispensa no trabalho, entre outros motivos. A questão ainda é um grande tabu para muitos que acham que buscar assistência médica é torná-los frágeis.

O fato é que as pessoas precisam se cuidar, se amar, se valorizar, independente do sexo. Hábitos saudáveis devem fazer parte da rotina. É fundamental a prática de exercícios físicos, boa alimentação, boas horas de sono e atividades que cuidam não só do corpo, mas também da mente para preservar a saúde mental.

As principais causas de morte entre homens ainda são as neoplasias, mas é importante atentar para as doenças crônicas como diabetes e hipertensão, os traumas causados por violências, as infecções sexualmente transmissíveis e o tabagismo. Portanto, cuidem-se. Não só em novembro, mas o ano todo.

Sobre câncer em homens

Em homens, o câncer de próstata representa 29,2%, seguidos dos de cólon e reto (9,1%), pulmão (7,9%), estômago (5,9%) e da cavidade oral (5,0%).

Vem chamando atenção também pelo aumento da incidência, embora em menor proporção, o câncer de pênis que atinge 2,1% de todas as neoplasias masculinas.

Entre os principais fatores de risco, se destacam o fator genético,  o sobrepeso e a obesidade.

Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio está realizando a Campanha do Novembro Azul com foco na atenção integral à saúde do homem, com base nas diretrizes do Ministério da Saúde, abordando temas como acolhimento, sexualidade responsável, paternidade, prevenção de doenças e acidentes.