Fundação João Goulart lança a 13ª edição da Revista Cidade iNova

A Fundação João Goulart colocou  no ar a 13ª edição da revista Cidade iNova. Há quatro artigos: um deles é sobre a Política Carioca de Desenvolvimento de Gestores, escrito pela equipe da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento da Fundação João Goulart. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS) fala sobre as ações emergenciais e estruturais visando o desenvolvimento econômico do Rio. Também está disponível um chamado Cidade Educadora: Escuta às Crianças da Primeira Infância, escrito pela equipe da Gerência de Intersetorialidade na Secretaria Municipal de Educação. Já Vladimir da Franca Fernandes, Gerente de Planejamento e Proteção Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade, escreve sobre a importância do planejamento como importante instrumento de proteção ambiental e como uma nova abordagem na criação de unidades de conservação no município.

Entre as colunistas, Jana Libman faz importantes reflexões sobre o poder, o quanto ele pode modificar as relações humanas e o quanto pode ser transitório e fugaz. Já Rosana Motta, arquiteta e urbanista da Gerência de Estudos Ambientais e das Mudanças Climáticas do Instituto Pereira Passos, discute o relacionamento da Gestão Pública e a Governança Pública com Sistemas de Informações Urbanas no contexto das Smart Cities.

A seção Tesouros do Rio fala sobre a recomposição do Sistema de Iluminação Histórica do Rio, enquanto a CalmaRio debate sobre a Praça João Fortes, em Botafogo. Já na seção da FJG, Flávia Santos escreve sobre a criação de relacionamentos através da comunicação. Na seção GTT temos o DIGA, com o tema da Linguagem Simples, e na Eu, Líder, a Secretária Municipal de Infraestrutura, Jessick Trairi, falando sobre tomada de decisões, inovação, transversalidade e economicidade na gestão pública.

A cada publicação reforça-se o compromisso da Fundação João Goulart em contribuir para um maior acesso do cidadão carioca às iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura através de seus servidores, disseminando conhecimento e valorizando e reconhecendo pessoas, projetos e processos de trabalho.

Uma iniciativa de Líderes Cariocas, a Revista Cidade iNova é uma publicação trimestral, de forma digital e está disponível aqui.