Fundação João Goulart lança ações para o Programa Rio Liderança Feminina

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Fundação João Goulart abriu inscrições para o Programa Rio Liderança Feminina – Ciclo 1 8M. O objetivo é desenvolver a liderança feminina no contexto atual da Prefeitura do Rio, por meio de ações de reconhecimento, capacitação e desenvolvimento, além de favorecer o autoconhecimento para impulsionar o protagonismo pessoal das servidoras como líderes de si mesmas e como gestoras da sua própria história e carreira na administração pública municipal.

Lançado em 8 de Março de 2021, o programa foi estruturado por meio de pesquisas, benchmark, fundamentação teórica, construção e análise de dados, além da definição de uma tese para ser a base de todo o Programa Rio Liderança Feminina. Dentro da proposta indicada, está o incentivo ao desenvolvimento de habilidades e a criação de políticas e práticas que fortaleçam e potencializem a atuação dessas mulheres no contexto governamental, a partir de pesquisas, capacitações e rodas de conversas aplicadas, além de trabalhos de conclusão de curso com alto potencial de gerar impacto na vida das mulheres servidoras e cariocas.

Abrindo esse espaço, mais mulheres terão a oportunidade de assumir sua autoliderança e protagonismo pessoal nos locais de atuação, transitando com maior facilidade no desenvolvimento de suas carreiras. A Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher é parceira da Fundação neste projeto e chancelará a pauta de gênero.

Até o dia 18 de março estão abertas 40 vagas para servidoras que ocupam cargos comissionados na administração pública municipal – direta e indireta. O resultado será publicado em 25/3 no Diário Oficial e o Programa tem previsão de início no mês de  abril. Para saber mais detalhes, consulte o Guia do Programa Rio Liderança Feminina.

Os critérios para a seleção que serão considerados são:

– Diversidade de idade, gênero, raça; órgão de lotação

– Trajetória pessoal e profissional;

– Justificativa para participação;

– Objetivos apresentados.

As gestoras selecionadas passarão por um ciclo de de um ano, composto por 12 compromissos, e receberão trilhas de aprendizagem de forma personalizada. O Ciclo um se encerra no dia 8 de Março de 2023 e começará um movimento para que sejam mudadas as percepções sobre gênero na Prefeitura do Rio. Além disso, é uma grande oportunidade de gerar uma rede que fortalecerá a troca e o network, além do desenvolvimento pessoal e profissional de cada mulher.

A Fundação João Goulart, comprometida com a causa pública, criou o Programa Rio Liderança Feminina através de projeto transversal, elaborado por Grupo Transversal de Trabalho – GTT, composto pelas Líderes Cariocas Ana Cláudia Lesçaut, Christiane Oliveira, Jana Libman, Kelly Esch, Maíra Oliveira e Michelle Valadão, que atuaram na fundamentação teórica, com o desenvolvimento da regulamentação e a proposta de plano de trabalho do programa.