Fundação João Goulart publica mais uma edição da revista Cidade iNOVA

A 12ª edição da revista Cidade iNova foi lançada nesta semana durante a Agenda da Liderança Carioca, evento organizado pela Fundação João Goulart.

Como em todo trimestre, a Cidade iNova, aborda os mais diversos assuntos e amplia o acesso do cidadão carioca às iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura do Rio. Nesta nova edição estão artigos e matérias que, despertam o interesse em conhecer mais sobre os projetos que estão sendo aplicados e os resultados alcançados

Na coluna “Palavra da Presidente”, Rafaela Bastos fala sobre a percepção da Gestão Pública como um sistema de pessoas tomando decisões e que não há como pensar nesse contexto sem desenvolver efetivamente as pessoas, isto é, os agentes públicos que decidem neste ecossistema. Esta é uma perspectiva defendida desde seu primeiro dia de presidente na Fundação João Goulart. Na coluna FJG, Flávia Santos, Comunicação e Branding da Fundação, apresenta mais uma metodologia do instituto, a dinâmica de naming tem sido aplicada para os projetos transversais, considerando, inclusive, o conceito de linguagem simples.

Uma das iniciativa apresentadas é o inédito Raio-X da Liderança Carioca, escrito por Alessandra Pinto e Bárbara do Nascimento, que teve como finalidade conhecer as potencialidades de cada Líder Carioca e como estas podem contribuir para o sucesso e o alcance dos objetivos da Prefeitura.; o texto de Chicão Bulhões, secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, e seus subsecretários Thiago Dias, Carina Quirino e Marcel Balassiano, conta sobre Auxílio Empresa Carioca que ajudou diretamente empresas impactadas pelas medidas mais restritivas durante o 1°semestre de 2021; e o artigo do astrônomo Leandro Guedes, diretor de Astronomia da Fundação Planetário, intitulado Planetário: O Céu como Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, defendendo que a instituição pode gerar valor para além da cultura e educação.

Na seção Eu, líder, Luciana Fernandes conta o início de sua trajetória na prefeitura exercendo atividades de apoio ao gerenciamento de teleatendimento, voltado para o acolhimento de demandas de modais de transportes, passando por outros cargos e lotações, até chegar ao atual cargo de chefe de gabinete na Secretaria Municipal de Transportes.

O GTT Carnaval em Dados, projeto de grande repercussão e desdobramentos, é o GTT retratado nesta edição. Entre as iniciativas decorrentes deste trabalho se destacam a criação do Auxílio Ambulante Carnaval de Rua, o levantamento de informações sobre os trabalhadores do carnaval, o Samba Pass e o Seminário Carnaval de Dados realizado no Palácio da Cidade.

As seções CalmaRio e Tesouros do Rio trazem, respectivamente, a Praça Manet, localizada numa região em que a população vive entre ruas e praças com nomes de renomados artistas plásticos na Zona Norte carioca, e os Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca, que consiste na instalação de placas de identificação de bens de interesse cultural da cidade do Rio de Janeiro, valorizando e difundindo o patrimônio cultural da cidade.

Para a entrevista convidamos a professora regente de inglês, Telma Soutilha, a diretora adjunta da EM São Tomás de Aquino, Janine Hofmeister e a Subsecretária de Articulação e Integração da Rede, Ana Veneno, da Secretaria Municipal de educação para explicar o processo de retorno às aulas no ano letivo de 2022 e refletir sobre evasão escolar, a motivação de alunos, professores e servidores da educação neste cenário de fim de pandemia e os desafios para a gestão escolar.

Mais uma edição de sucesso da Revista Cidade iNova, uma iniciativa de Líderes Cariocas, que completou 3 anos no dia 14/03/2022,e é resultado de um Grupo Transversal de Trabalho que teve como cliente o Instituto Fundação João Goulart, contando atualmente com a equipe editorial é formada por Alexandre Cherman (FJG), George Alves (FJG), Marcio Martins (SMPU), Monica Araujo de Souza (SME), Paloma Mendez (SMAC) e Pedro Arias Martins (FJG). A publicação é trimestral, de forma digital e está disponível no site da FJG.

Agora é a hora de aproveitar a revista. Gostou?! Clique aqui e aproveite!

Ah! E não se esqueça que agora a Cidade iNova tem uma assinatura digital!