Gari cuida da limpeza e do meio ambiente ao criar projetos sustentáveis em escola de Guadalupe

Há seis anos atuando na limpeza da Escola Municipal Isaías Alves, em Guadalupe, o gari Marcelo Lino Ferreira costuma olhar seu local de trabalho com foco na sustentabilidade. Além de varrer salas de aula e corredores do colégio, ele cuida de uma horta, faz compostagem e reutiliza galões de PET para fazer canteiros. Com essa iniciativa, o colaborador contribui para a melhoria do meio ambiente e ajuda na integração de todos na instituição: alunos, professores, APAs (agentes de preparo de alimentos), vigilantes e a diretora passaram a se envolver nas ações propostas pelo servidor.

A sintonia é tanta que os professores já deram aulas práticas no jardim, aproveitando os ensinamentos de Marcelo. E ele ainda orienta as crianças sobre descarte correto de lixo e fornece alimentos da horta como alface, couve, coentro, pimentão para as APAs prepararem as refeições. As agentes entregam as cascas de frutas para o trabalho de compostagem. Em reconhecimento à atitude do gari, o nome dado ao jardim, com placa e tudo, é Marcelo Lino Ferreira.

– Reparei que a entrada do colégio precisava de alguma coisa para dar vida e aí tive a ideia do jardim. Esse trabalho foi uma forma de agradecer o carinho da direção da escola – contou o gari.

A seguir, imagens da horta e do jardim da Escola Municipal Isaías Alves – Divulgação / Prefeitura do Rio