GM-Rio inicia curso de formação para a Guarda Municipal de Nova Iguaçu

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) promoveu na manhã desta terça-feira (20/02) a aula inaugural do curso de formação para 100 alunos aprovados no concurso público da Guarda Municipal de Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio. Com duração de aproximadamente três meses, o curso será ministrado por instrutores da Academia de Ensino da GM-Rio e tem o objetivo de capacitar os futuros guardas municipais para atuação no município da Baixada Fluminense.

A aula inaugural foi no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação de representantes da cidade de Nova Iguaçu e também do diretor da Academia de Ensino, subinspetor José Luiz Alves, além dos instrutores que vão ministrar o curso de capacitação.

Durante a formação, os alunos terão disciplinas teóricas e práticas: Atuação em Grandes Eventos, Legislação, Conduta Ética, Defesa Pessoal, Direitos Humanos e Cidadania, Emergência Pré-Hospitalar Básica, Filosofia do Policiamento Comunitário, História e Evolução Urbana da Cidade, Instrumento de Menor Potencial Ofensivo, Radiocomunicação, Legislação, Legislação de Trânsito, Postura e Disciplina, Procedimento Operacional Padrão, Psicologia Social e Relações Humanas, Segurança Física de Instalações, Telecomunicações e Uso Diferencial da Força, Língua Portuguesa, Filosofia de Policiamento Comunitário, entre outras.

Criada em 2004, a Academia da Guarda Municipal, que hoje conta com 15 instrutores, é a única entre todas as instituições desarmadas existentes no Brasil a ter o seu próprio Centro de Formação e Treinamento. Funcionando como universidade corporativa, oferece inúmeras atividades de aperfeiçoamento e atualização profissional, assim como intercâmbio com outras instituições. Desde a sua criação, a Academia já ministrou cursos de formação ou capacitação para diversas Guardas Municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agentes Penitenciários, Exército, Marinha, Aeronáutica e Ministério Público do Trabalho.