Guarda do GOE conclui curso de Operações de Controle de Distúrbio da PRF

O guarda municipal Leonardo Souza, do Grupamento de Operações Especiais (GOE) da GM-Rio, concluiu o 16º Curso de Operações de Controle de Distúrbio (COCD) promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Florianópolis, Santa Catarina, no Sul do Brasil, no dia 22 de dezembro. Souza foi o terceiro guarda municipal do Brasil a participar da capacitação, que contou também com policiais rodoviários federais, policias penais federais e policiais da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e da Polícia Civil de Goiás.

– Eu me candidatei para buscar conhecimentos em fontes diferentes das nossas. Já sou formado desde 2017, porém é interessante conhecer a doutrina das outras instituições para podermos aprimorar as nossas – destacou o agente, que já operador do curso de Ações de Controle de Distúrbios do GOE.

A Guarda Municipal do Rio possui uma frente bem aprimorada nesse tipo de atividade, principalmente devido à vocação do município de receber grandes eventos como jogos de futebol e outras modalidades esportivas, shows e manifestações variadas.

Ao todo, 42 alunos concluíram o curso, que aconteceu entre os dias 28 de novembro e 22 de dezembro. Foram ministradas matérias como Técnicas de Defesa Policial; Organização e Controle; Tecnologias de Menor Potencial Ofensivo; Doutrina de OCD; Técnicas e Táticas OCD- Operações de Controle de Distúrbios. Durante o período em que esteve no curso, Souza deu suporte logístico da ROMU da Guarda Municipal de Florianópolis.