Guarda municipal ajuda a fomentar o desenvolvimento da capoeira dentro e fora da instituição

O guarda municipal Paulo Cézar Sobreira, de 42 anos, está lotado atualmente na Comissão Desportiva (CDGM) da Guarda Municipal do Rio, onde ministra aulas de capoeira gratuitamente para o efetivo, com foco na qualidade de vida e na preparação física. Mas, a atuação dele vai muito além disso. O GM Sobreira, ou mestre PC como é conhecido no meio esportivo, é um grande incentivador da valorização da capoeira dentro e fora da instituição.

Neste mês, além de integrar a comissão responsável pela realização da Semana Solene em Homenagem à Consciência Negra, na GM-Rio entre os dias 16 e 20 de novembro, Sobreira também foi eleito diretor regional oeste da Federação Fluminense de Capoeira. Essas ações são fruto de uma história que começou ainda na infância.

– Cresci no meio da capoeira. Quando nasci meu pai já era capoeirista, tenente reformado do Corpo de Bombeiros e conhecido como Mestre Gato. Tenho mais dois irmãos capoeiristas, a Gisele e o Jackson, mais conhecido como Mestre Pilão – contou o GM.

A capoeira chegou na vida de Sobreira antes da GM-Rio, mas ele se tornou mestre da luta no mesmo ano em que ingressou na instituição, em 2011. Contudo, foi só em 2018 que as atividades se cruzaram, o que já era um sonho do agente. Também foi a partir desse ano que começou a tomar forma na instituição o movimento para a criação da Semana Solene de Homenagem à Consciência Negra.

Sobreira participou de um evento em comemoração ao dia da Consciência Negra no monumento a Estácio de Sá, no Flamengo, na Zona Sul, representando a Guarda Municipal em parceria com a Universidade Estácio de Sá. Em 2019, o evento se repetiu e também foi organizada uma roda de capoeira na sede da GM-Rio, organizada pelo atual subdiretor de Ordenamento da Cidade, inspetor Luciano dos Santos. PC foi convidado a participar do evento dentro da instituição e logo depois também foi convidado para ser o mestre de capoeira da GM-Rio.

Esses movimentos culminaram com a realização da primeira Semana Solene de Homenagem à Consciência Negra da GM-Rio em 2020, contando com a participação do GM na comissão organizadora. O evento consiste em uma série de atividades para celebrar a data em homenagem a Zumbi dos Palmares e também para conscientizar o efetivo sobre a importância da cultura africana para o Brasil, bem como de combate ao racismo, à discriminação, à exclusão e à desigualdade.

A semana solene é coordenada pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH), que também dirige o programa “GM sem preconceito”, que atua em três eixos, relacionados ao racismo, homofobia e violência contra a mulher, promovendo a orientação do efetivo para melhor abordagem de acordo com os preceitos e diretrizes dos Direitos Humanos e dentro da Legislação, além de dar apoio e suporte a GMs e familiares vitimados por situações do tipo.

Embora a capoeira tenha sido criada no Brasil, a modalidade desportiva tem grande ligação com a escravidão, pois foi uma forma de defesa das pessoas escravizadas, sendo um importante elemento cultural de luta contra preconceitos e de promoção da dignidade, e por isso tem importante papel na programação da Semana da Consciência Negra da GM-Rio.

Sobreira é um dos principais fomentadores da prática na instituição e a partir de agora, pela Federação Fluminense, ele também vai intensificar o trabalho que já realizava dando suporte técnico para que os grupos de capoeira e os profissionais da zona oeste se fortaleçam e tenham mais visibilidade.