Guarda municipal conclui curso especial de perito criminal militar na Marinha do Brasil

O guarda municipal Andersom de Oliveira Conceição, da Corregedoria da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), concluiu na segunda-feira (26/07) o Curso Especial de Perito Criminal Militar oferecido pela Divisão de Ensino da Marinha do Brasil. Andersom foi o único guarda municipal da turma, que contou com mais 10 alunos, todos militares da Marinha. A formação durou um ano e três meses e contou com aulas práticas e teóricas, além de um estágio no Serviço de Polícia Judiciária Militar (SPJM), onde o GM participou de acionamentos reais em casos de crimes militares.

Com a capacitação, Andersom está habilitado a auxiliar instituições responsáveis pela realização de perícias e pode até emitir documentos com questionamentos a laudos periciais. Esse foi mais um passo da Corregedoria da GM-Rio com foco na especialização do efetivo. Em junho, foi realizada na sede da Academia de Ensino da instituição a palestra “Documentoscopia: a arte de desvendar fraudes”, ministrada por uma perita judicial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), com o objetivo de auxiliar os guardas municipais que trabalham na Corregedoria e que muitas vezes têm que lidar com documentos diversos.

A ideia é sempre promover esse tipo de treinamento e proporcionar que mais guardas participem em edições futuras do curso oferecido pela Marinha. Durante a capacitação, Andersom teve aulas de matérias como Medicina Legal, Noções de Direito Penal e Criminalística, Datiloscopia e Impressões Digitais, Dinâmica dos Acidentes de Trânsito, Reprodução Simulada, entre outras.

– Mesmo sendo da área jurídica, não tinha noção dos pormenores que envolvem a perícia. Foi um excelente curso e o rigor militar e o profissionalismo deles também foi um diferencial para mim – destacou o guarda municipal, que tem formação em Direito e está há sete anos na Corregedoria da GM-Rio.

O curso ministrado pela Marinha do Brasil também contou com a participação de dois instrutores da Academia de Ensino da GM-Rio, que deram instruções sobre a utilização da pistola de eletrochoque.