Guarda Municipal do Rio homenageia instrutores pelo Dia do Mestre

A Academia de Ensino da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) realizou nesta sexta-feira (15/10) uma homenagem ao corpo de instrutores em comemoração ao Dia dos Professores. O evento também marcou a mudança do uniforme utilizado pelos instrutores, que passará da cor amarela para a vermelha, padronizada para representar equipes de instrução entre as forças de segurança. A solenidade contou com a presença dos secretários de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo Carvalho; e de Ordem Pública, Brenno Carnevale; e do comandante da GM-Rio, o inspetor geral José Ricardo Soares.

Tarso Ghelli / Prefeitura do Rio

Todo o corpo de instrutores da Academia de Ensino, que conta com 21 integrantes, estava presente. Dez deles foram homenageados por se destacarem em cursos e no desempenho das funções, como no caso da instrutora Amanda Cristina de Oliveira, que concluiu em primeiro lugar o curso de manutenção e manuseio de armamento da Polícia Penal (Seap), e do instrutor Alexandre Ferreira Roque, que foi homenageado por ser defensor da doutrina de Segurança Pública Municipal.

A dedicação dos instrutores e a importância de seu papel para o desenvolvimento da GM-Rio foram ressaltados pelas autoridades durante o evento. O inspetor geral Ricardo, que foi um dos pioneiros na formação do corpo de instrutores da GM-Rio, afirmou que esses profissionais são responsáveis pela consolidação da doutrina da instituição.

– É com grande emoção que falo aqui para homenagear os instrutores. Os senhores são responsáveis por guardar e repassar a doutrina. Cada ação dos guardas nas ruas, cada prisão realizada de acordo com os padrões, cada acolhimento e auxílio sai aqui da Academia de Ensino. Vocês são os profissionais que trabalham dentro e fora de casa para oferecer o melhor conteúdo para os nossos guardas municipais e prepará-los para as mais variadas missões que são desempenhadas diariamente – destacou o inspetor geral Ricardo.

O secretário de Ordem Pública também salientou a importância do ensino e dos instrutores, que têm essa vocação, para o fortalecimento institucional e para os avanços futuros. Já o secretário de Fazenda e Planejamento Pedro Paulo parabenizou os instrutores e falou das reconquistas de benefícios para os servidores. O evento contou ainda com homenagens aos gestores da Academia de Ensino, que também integram o corpo de instrutores, e à equipe da Coordenadoria de Transportes (CTR), que dá apoio logístico para a realização de cursos da Academia.

Saiba mais sobre a Academia de Ensino da GM-Rio

Inaugurada em 2004, a Academia de Ensino da GM-Rio foi a primeira Guarda Municipal no Brasil a ter o seu próprio Centro de Formação e Treinamento. Funcionando como universidade corporativa, a Academia da Guarda Municipal do Rio de Janeiro oferece inúmeras atividades de aperfeiçoamento e atualização profissional, assim como intercâmbio com outras instituições, em uma constante troca de experiências. In loco ou à distância, quase todo o efetivo da GM-Rio já passou por uma das salas deste complexo.

Atualmente, o corpo docente conta com 21 instrutores, todos guardas municipais, com formação superior e diversos cursos de extensão. Além da formação e atualização dos nossos agentes, a Academia da GM-Rio também costuma receber representantes de outras guarda e instituições de segurança pública e privado de todo o Brasil para cursos e treinamentos.