Guarda Municipal do Rio promove curso de Inteligência para servidores e integrantes do Ministério Público Federal

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) iniciou nesta segunda-feira (23/08) nova turma do Curso de Inteligência promovido pela instituição. Nesta edição, que já é a oitava, a capacitação está contando com integrantes do Ministério Público Federal (MPF) e guardas municipais. O objetivo é qualificar os servidores para atuarem na área, que é de extrema importância para o desenvolvimento estratégico de operações especiais e também de ações de rotina nas instituições públicas.

A solenidade de formatura da turma anterior aconteceu no auditório da Academia de Ensino da GM-Rio e contou com a presença do Procurador-Chefe do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro, Rafael Antônio Barreto dos Santos; do Superintendente Regional da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Victor Felismino Carneiro; e do Chefe de Gabinete da GM-Rio, Inspetor Regional José Pedro Filho.

– Realizamos esse curso desde 2015 e contamos com um corpo de instrutores de carreira, que tem ampla experiência na área. Para nós é motivo de satisfação poder compartilhar esse tipo de conhecimento com outras forças de segurança e agora também com o Ministério Público Federal (MPF) – destacou o Chefe de Gabinete da GM-Rio, Inspetor Regional José Pedro Filho.

A turma que teve início nesta segunda conta com 24 integrantes do Ministério Público Federal e cinco guardas municipais que já atuam na Assessoria de Inteligência da GM-Rio. O curso vai acontecer até sexta-feira (28/08), abordando três eixos principais, que são fundamentos doutrinários, produção de conhecimento e operações de Inteligência e Contrainteligência. Também haverá palestrantes de outras instituições, como a Escola de Inteligência de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ESISPERJ).

A participação dos integrantes do MPF no curso ocorreu devido a um Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o município do Rio de Janeiro, por meio da GM-Rio, e o Ministério Público Federal, por meio através da Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro, que prevê, entre outras medidas, a capacitação em áreas de interesse do MPF em cursos promovidos pela GM-Rio nas modalidades presencial ou à distância.

Além do MPF, já fizeram o Curso de Inteligência da GM-Rio as Guardas de Araruama, São João de Meriti, Niterói, Nilópolis, Duque de Caxias, Maricá e São Gonçalo, e, ainda, integrantes das Polícia Militar e Civil e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).