Guarda Municipal e Ministério Público do Trabalho do Rio celebram acordo de cooperação técnica com foco na saúde mental dos agentes

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) e o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) celebraram nesta segunda-feira (06/11) um acordo de cooperação técnica na busca por soluções conjuntas para questões relevantes no campo do trabalho, saúde mental e qualidade de vida dos guardas municipais e funcionários da GM-Rio. O acordo acontece em parceria com o Instituto de Pesquisa em Políticas Econômicas e Sociais (IPPES), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSFPD).

O documento foi assinado na sede da GM-Rio, em São Cristóvão, pelo comandante da corporação, inspetor geral José Ricardo Soares, pelo procurador-chefe do MPT-RJ, Fábio Goulart Villela, pela procuradora regional do trabalho, Cynthia Maria Simões Lopes, e pela procuradora do trabalho Samira Torres. Participaram do evento representantes de todas as instituições.

– Aqui na Guarda Municipal realizamos um trabalho que, algumas vezes, não é tão bem entendido pela população, que pode percebê-lo como punitivo. Mas, na verdade, é um trabalho de fiscalização. Em alguns momentos, também deixamos nossas famílias de lado para atender as demandas da nossa cidade. Por isso, entendemos que dar esse tipo de suporte aos agentes, buscando zelar pela saúde mental deles, é essencial. Para nós, é muito gratificante esse tipo de parceira – destacou o comandante Ricardo, durante o evento.

Entre as ações previstas no acordo, está a conscientização de gestores sobre a necessidade de elaboração e implementação de uma política institucional de assistência à saúde mental dos agentes de segurança pública, com destaque à prevenção do adoecimento psíquico. Também tem previsão de capacitação de pessoal da GM-Rio para lidar com o tema, buscando a formação de multiplicadores, além da elaboração de um primeiro diagnóstico sobre a saúde mental dos agentes para mapear o estado emocional, mensurar o adoecimento psíquico e o risco de suicídio desses profissionais (baixo, médio e alto), providenciando o encaminhamento adequado.

Rede de assistência à saúde mental dos GMs

Por meio da parceria, pretende-se criar uma rede integrada de assistência à saúde mental dos agentes da Guarda Municipal com apoio de todos os atores envolvidos no acordo. Essas ações vão se somar às já desenvolvidas pela instituição através da Coordenadoria de Valorização do Servidor (CVS), que oferece acolhimento aos agentes por meio do trabalho de psicólogos e assistentes sociais. A iniciativa para a celebração do acordo partiu da Guarda Municipal e foi muito elogiada pelo MPT-RJ.

– A questão da saúde mental é o mal do século. Chega de forma imperceptível, muitas vezes, e afeta não somente a pessoas, mas também os que estão ao seu redor, como os familiares. Esse é um trabalho relevante, que precisa ser divulgado. Parabenizo a Guarda Municipal por essa iniciativa de buscar essa parceria conosco – afirmou o procurador-chefe, Fábio Goulart Vilella.