Guarda municipal participa de curso de atendimento pré-hospitalar a cães no Degase

O guarda municipal Bruno Almeida, do Grupamento de Operações com Cães (GOC), participou do primeiro curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático K9, promovido pelo Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (Degase), do Governo do Estado, entre sábado e segunda-feira (de 25 a 27/11). O GM Almeida é o primeiro agente do Canil da GM-Rio a participar desse tipo de capacitação.

Promovido pela Divisão de Ações com Cães (DAC), da Coordenação de Segurança e Inteligência (Coosint) do Degase, o treinamento capacitou os participantes a lidar com situações de crise, evitando o agravamento de lesões e reduzindo o sofrimento dos cães. Também foram ensinadas técnicas de prevenção e gerenciamento de ocorrências, além do uso adequado de recursos legais.

Ao final do curso, os participantes obtiveram qualificação para atuar como socorristas de cães de trabalho, seguindo os protocolos internacionais e respeitando a legislação vigente sobre o bem-estar animal.

– A experiência foi enorme. Posso socorrer um cão até que ele possa ser atendido em local apropriado, em unidade especializada ou em hospital veterinário ou clínica conveniada. E vou poder compartilhar com meus colegas o conhecimento adquirido – destacou o GM sobre o curso.

No ínicio do mês, o GM Almeida já havia participado de uma capacitação do mesmo tipo com a Guarda Municipal de Itu, em São Paulo. O guarda municipal também é habilitado em Atendimento Pré-Hospitalar com Humanos.