Guarda Municipal promove debate sobre situação da mulher negra entre os séculos XVI e XXI

A Coordenadoria de Valorização do Servidor (CVS), por meio do Programa GM Sem Preconceito, promoveu na quinta-feira (28/07) uma mesa de debate para tratar da situação da mulher negra entre os séculos XVI e XXI. O encontro foi realizado no Auditório da Academia de Ensino da GM-Rio e contou com a presença da presidente da Fundação João Goulart, Rafaela Bastos; da secretária Especial de Políticas Públicas para a Mulher, Joyce Trindade; da Gerente de Relações Éticas Raciais da Secretaria Municipal de Educação, Joana Oscar; e da sambista Selminha Sorriso, que é também 1º sargento do Corpo de Bombeiros. Todas são mulheres negras e empoderadas.

A abertura do evento contou com uma apresentação teatral e musical da guarda municipal Adriana Veridiana, da 14ª Inspetoria, que é uma das colaboradoras do GM Sem Preconceito.

Durante o encontro, as convidadas contaram um pouco de suas histórias de vida, desde a infância na comunidade em que viviam, e também dos primeiros momentos da vida escolar à construção de suas carreiras. Foram discutidos episódios de racismo e machismo vivenciados e relatados pelas palestrantes e pelo público presente, e também foram debatidas questões referentes à história do Brasil, principalmente sobre a abolição da escravatura contada nos livros. Além disso, foi destacado o papel importante da educação e das políticas públicas como arma para solucionar os problemas vividos pela população.

Emocionada, a GM Cleonice apresentou o Prêmio Maria Felipa, que recebeu da Câmara Municipal de Vereadores de Salvador, na Bahia, no domingo (25/07). O encontro contou com a presença do diretor de Recursos Humanos, Inspetor Regional Bento; do coordenador de Valorização do Servidor, Inspetor André Silva; além de subinspetores, líderes operacionais e gestores de setores administrativos e de unidades operacionais.