Guarda Municipal promove evento para falar de sua formação histórica

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) reuniu nesta quarta-feira (03/04) cerca de 150 integrantes de todos os setores da instituição para o evento (RE) Criação da GM-Rio – 5ª Geração. O encontro, no auditório da Academia de Ensino, em São Cristóvão, foi em comemoração aos 31 anos da instituição, ocorrido no dia 30 de março. Estiveram reunidos todos os gestores e comandantes, além de guardas municipais com menos tempo de carreira, que também ajudam na construção dessa trajetória, com esforço e dedicação ao trabalho.

O evento foi dividido em dois momentos. Na primeira parte houve palestra abordando os 192 anos da criação e as formações históricas da Guarda Municipal desde o período do Império até os dias atuais, quando houve a recriação da instituição no ano de 1993, que é classificada como 5ª geração. A palestra foi ministrada pelo guarda municipal Marcos Evangelista, historiador e integrante do Centro Cultural da GM-Rio, setor vinculado a Assessoria de Cerimonial e Eventos, responsável pelo resgate da história da Guarda Municipal.

Na segunda parte do evento foram convidados guardas municipais da ativa que foram os primeiros a integrar a instituição para contarem um pouco de suas experiências e falar do legado consolidado ao longo de 31 anos de operações em toda a cidade. A Guarda Municipal sempre esteve presente em grandes eventos, como o Réveillon, o Carnaval, o Rock In Rio, os Jogos Olímpicos e shows diversos; e também em momentos mais críticos, quando houve necessidade de socorro aos cidadãos em desastres que já aconteceram no Rio, sendo o mais recente deles o alagamento em Acari, Fazenda Botafogo, Irajá e outros bairros da Zona Norte, devido a um forte temporal que atingiu a cidade e outros municípios do Estado do Rio de Janeiro no mês de janeiro.

Entre os convidados estavam o comandante da instituição, inspetor geral José Ricardo Soares, um dos integrantes mais antigos da GM-Rio; e também o chefe de gabinete, inspetor regional José Pedro Filho. As mulheres também estiveram presentes, como a inspetora Arlete e a líder operacional Vera, que fizeram parte da primeira turma de guardas fem. Além de falar dos marcos históricos, das mudanças de lei etc., os convidados contaram histórias do dia a dia das operações rotineiras nas ruas, dos dias comuns que ajudaram a pavimentar o legado de ordenamento urbano, segurança, proteção e mobilidade e que consolidaram a identidade da GM-Rio, sempre presente no dia a dia dos cariocas.

– Esse tipo de evento mexe com a gente, nos deixa emocionados, porque estamos falando da história que construímos. E isso é bom também para os mais novos conhecerem o quanto avançamos ao longo desses 31 anos em diversos aspectos, tanto no operacional quanto em amadurecimento administrativo e institucional. No início, tivemos que desbravar muitas coisas para que a Guarda Municipal chegasse a esse ponto. Ainda há muitos desafios, mas as conquistas são muito maiores – destacou o inspetor Lúcio Gomes, que tem 30 anos de serviços prestados ao Rio e está atualmente no comando da Coordenadoria Regional Oeste (CRO).