Guardas do Grupamento de Apoio ao Turista fazem visita técnica ao Circuito de Herança Africana

Guardas do Grupamento de Apoio ao Turista (GAT) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) realizaram nesta quinta-feira (30/06) uma visita guiada pelo Circuito de Herança Africana, após convite da Liga Independente dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro (Liguia). Dez GMs participaram da visita técnica, incluindo o comandante do grupamento, inspetor Marco Aurélio Pereira. Eles percorreram todo o roteiro de cerca de duas horas, acompanhados de uma guia, passando por pontos como o Morro da Conceição, a Pedra do Sal, o Largo da Prainha e o Cais do Valongo, que está contando atualmente com patrulhamento diário do efetivo.

– O GAT passou a reforçar há cerca de três meses as ações de patrulhamento da GM-Rio na área do Boulevard Olímpico, especialmente na altura do MAR e do Cais do Valongo. Essa foi uma estratégia operacional, pois a região atrai cada vez mais visitantes. Esse tipo de integração e capacitação dos agentes só traz benefícios, pois eles conhecem ainda mais todo o valor histórico e cultural da área que cuidam – destacou o inspetor Pereira.

Ele destacou ainda que existe a possibilidade de ampliar a área de atuação do GAT no futuro para abranger todo o percurso. O projeto Circuito de Herança Africana foi criado em 2016 pelo Instituto Pretos Novos com o propósito de promover e fortalecer a educação patrimonial de seus participantes, sobretudo dos educadores e alunos da Rede Pública de Ensino. As escavações arqueológicas realizadas no local possibilitaram uma melhor compreensão da Diáspora Africana e da formação da sociedade brasileira.

Parceria em prol da conscientização sobre a igualdade

Além das ações operacionais, a GM-Rio também tem realizado trabalho de aproximação com o IPN em prol da conscientização do seu corpo funcional sobre a questão da igualdade racial.

Na terça-feira (28/06), o diretor de Recursos Humanos, inspetor regional Gilson Bento, e a guarda municipal Carla Osana, do programa “GM sem preconceito”, fizeram uma visita ao instituto para conhecer as dependências e também alinhar parcerias futuras de cooperação com o programa da instituição e nos eventos de conscientização, como a Semana da Consciência Negra.

O evento é realizado anualmente em novembro, próximo ao feriado de Zumbi dos Palmares, onde acontecem atividades culturais, exposições e palestras e painéis que visam sensibilizar o efetivo da GM-Rio quanto ao tema e também impulsionar ações de combate ao racismo e à discriminação.