Guardas municipais concluem estágio de motociclista militar e batedor promovido pelo Exército

Os guardas municipais Alexandre Outeiro Coimbra, Bruno Emanuel Clemente, Leandro Teixeira da Silva e Pablo Pereira de Pereira de Paula, do Grupamento de Guardas Motociclista (GGM), concluíram na manhã desta quarta-feira (02/06) o Estágio de Motociclista Militar e Batedor promovido pelo Exército Brasileiro. O curso capacita para realizar escoltas de autoridades e viaturas oficiais.

A solenidade de formatura aconteceu no 1º Batalhão de Guardas do Exército, em São Cristóvão, e contou com a presença do comandante do GGM, o subinspetor Claudio Sebastião. Ao todo, 24 alunos concluíram o curso, que também teve a participação de integrantes da Policia Rodoviária Federal e da Polícia Militar.

Durante o estágio, que teve duração de seis semanas, os alunos tiveram aulas práticas e teóricas. Entre as disciplinas abordadas estão: técnicas de pilotagem de alta e baixa quilometragem, técnica de frenagem, técnicas de abordagem, mecânica de motos, método de defesa pessoal e uso de algemas, primeiros socorros, reconhecimento de itinerário, sinais e gestos na escolta.

Sobre o Grupamento de Guardas Motociclistas

A Guarda Municipal do Rio recriou o Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM) em agosto de 2017 para realizar rondas preventivas e ostensivas na cidade, alinhadas a ações integradas de tecnologia com o recebimento de informações e imagens do Núcleo de Videopatrulhamento e da Assessoria de Inteligência da instituição. O programa funciona em mais de 50 bairros, como Copacabana, Ilha do Governador, Barra da Tijuca, Madureira, Centro, cobrindo todas as regiões da cidade.