Guardas municipais do Grupamento de Motociclistas fazem a escolta de vacinas contra Covid-19

A luta contra o novo coronavírus ganhou mais uma etapa com o início da vacinação da população mais vulnerável, que são os idosos. Neste processo, que consiste em fazer a vacina chegar a hospitais e postos de saúde, a Guarda Municipal empregou agentes do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM) para atuar na escolta do imunizante.

O transporte é feito da Coordenação de Armazenagem da Secretaria do Estado de Saúde do Rio de Janeiro, em Niterói, até o Centro de Distribuição do Município do Rio de Janeiro na Zona Oeste do Rio, um trajeto de pouco mais de 37 quilômetros.

Durante o trajeto, ocorrem fechamentos de diversas vias importantes, que registram grande movimento de veículos, como a Ponte Rio-Niterói, Linha Amarela, Linha Vermelha e a Avenida Brasil. Todos os bloqueios são realizados pelas equipes de escolta do GGM.

Para fazer este trabalho, os agentes passaram por curso de patrulhamento em motos e receberam diversas instruções, entre elas técnicas de abordagem, noções de patrulhamento e pilotagem com obstáculos e dificuldades, direção defensiva e ofensiva. Além do transporte de vacinas, os guardas motociclistas também possuem experiência na escolta de autoridades, seleções e times de futebol e também em grandes eventos, como o Rock in Rio.