Guardas municipais se destacam em competições de fisiculturismo e natação na cidade

O fim de semana foi de grandes conquistas de guardas municipais no esporte. Dois agentes se destacaram em competições de fisiculturismo e de natação que foram realizadas na cidade do Rio de Janeiro.

No sábado (4/12), o GM Carlos André, lotado na 5ª Inspetoria (Bangu), venceu a competição de fisiculturismo Champions, realizada no Tijuca Tênis Clube, na Zona Norte, nas categorias máster (35 a 50 anos) e bodybuldier (acima de 95Kg). Essa foi a segunda competição disputada por Carlos.  A primeira foi no mês passado, quando disputou o Mr. Petrópolis, na região Serrana do Estado, e conquistou o primeiro lugar nas categorias acima de 85 Kg e overall, o melhor da noite.

Carlos André começou a competir aos 37 anos, mas o fisiculturismo já fazia parte da vida dele desde os 18, antes de entrar para a Guarda Municipal, em que está há 10 anos.

– Sempre fui apaixonado pelo fisiculturismo, só que essa veia de competição só começou a partir deste ano. Em 2020, tive uma perda muita significativa, do meu pai, então decidi mudar meu estilo de vida – contou o agente, que já trabalhou em grupamentos especiais da GM-Rio antes de ir para a 5ª Inspetoria.

O GM já tinha hábitos saudáveis, mas explica que não era tanto como o de um atleta. Ele também estuda Educação Física e começou a intensificar os treinos, mudou a alimentação e também a forma de pensar. A combinação desses fatores resultou em um campeão.

Outro campeão na instituição é o líder operacional Alex Pontes, da Comissão Desportiva da GM-Rio. Ele conquistou o vice-campeonato no XII Campeonato Sul-Americano Master de Natação, realizado entre os dias 1º e 5 de dezembro, no Clube de Regatas Vasco da Gama, em São Cristóvão. Alex conquistou a prata nas provas de 800m livre, 400m livre e 200m borboleta. A competição contou com 650 atletas de nove países.

– O Sul-Americano teve altíssimo nível nesta edição. Foram quebrados nove recordes mundiais, 85 sul-americanos e 93 brasileiros em diversas provas e categorias de idade – destacou Alex, que também venceu um desafio pessoal na competição: a recuperação de uma crise de nervo ciático.

Neste ano, que as competições esportivas também estão voltando com força total, o líder operacional também está retomando a antiga rotina de competições e vitórias. Em agosto, conquistou o segundo lugar na classificação geral de duas provas, de 1.600m e 800m, do Circuito Angrense de Águas Abertas, disputado no município de Angra dos Reis, na Costa Verde.  A competição valeu pela etapa Biscaia-Angra dos Reis. O intervalo entre as duas provas disputadas pelo atleta da GM-Rio foi de uma hora.

Em junho, Alex conquistou sete medalhas na 65ª edição do Campeonato Brasileiro de Masters de Natação, também no Clube de Regatas Vasco da Gama. Na ocasião, o nadador subiu ao pódio em todas as provas que participou nas modalidades 1.500m livre, 400m livre, 200m livre, 100m livre, revezamento 4x50m medley masculino, 4x50m livre masculino e 4x50m medley misto. As medalhas conquistadas por Alex foram uma de ouro, duas de prata e quatro de bronze.