Guardas municipais se destacam em competições esportivas e de caráter social

Os guardas municipais Alexsandro Simões (1ª Inspetoria) e Vanderlan Teixeira (DRH) se destacaram no mês de novembro em competições desportivas e de caráter social no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, na região Sul do país. As ações realizadas pelos dois GMs geram impacto social positivo para a sociedade.

O GM Vanderlan disputou o Campeonato Brasileiro de Muay Thai, organizado pela Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT), no dia 19 de novembro, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Ele ficou em segundo lugar na competição. A participação de Vanderlan em competições esportivas têm, além da vontade de se desenvolver no esporte, servir de exemplo para jovens atletas que integram o Projeto Boa Guarda da GM-Rio. Vanderlan é um dos instrutores do projeto, que oferece aulas gratuitas de artes marciais e treinamento funcional para moradores das comunidades que ficam no entorno do Parque Radical de Deodoro e do Parque Madureira. O GM atua em Deodoro e ministra aulas de luta livre esportiva.

Já o GM Simões participou, entre os dias 17 e 20 de novembro, do evento Sobrasa Rescue-TORRES 2022 (XXI edição), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) e pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), na cidade de Torres, no estado gaúcho. O evento contou com competições, sendo 11 provas que simulam atividades comuns na rotina dos guarda-vidas nas praias, e um simpósio. Simões foi um dos palestrantes do evento, falando sobre “Prevenção ao Afogamento nas Escolas” e “Como montar um Clube de Salvamento”. Ele também participou das competições, integrando a delegação do Rio de Janeiro.

A equipe carioca era composta por 30 atletas, sendo 26 bombeiros militares, dois guarda-vidas da Prefeitura de Búzios, um policial civil e um guarda municipal, o GM Simões. Juntos, eles conquistaram o segundo lugar no campeonato, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul. O GM ainda participou da prova de Beach Flag (corrida a nadadeira), ficando em 4° lugar entre 60 atletas.

No total, as competições contaram com cerca de 269 atletas, em diversas modalidades.

O objetivo principal do evento foi a troca de experiências, a integração entre as delegações e a redução do número de afogamentos no Brasil e na América do Sul. Participaram guarda-vidas de 17 estados brasileiros e equipes internacionais convidadas da Argentina, Uruguai e Paraguai.