Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Instituto Fundação João Goulart abre as inscrições para o programa Rio Liderança Feminina (Ciclo 3 8M). São oferecidas 50 vagas para servidoras mulheres que ocupam cargos comissionados na esfera direta e indireta da Prefeitura do Rio. O ciclo tem 1 ano composto por 8 compromissos e trilhas de aprendizagem personalizadas relacionadas às temáticas de gênero e autoliderança. As participantes serão selecionadas por meio de critérios que abrangem diversidade, incluindo raça, idade, identidade de gênero e órgão de lotação, além de avaliar a trajetória profissional, motivações e objetivos de desenvolvimento das candidatas. As inscrições começam nesta sexta-feira (8/3) e vão até o dia 24 de março no site do Instituto Fundação João Goulart.

Pioneiro na esfera pública, o programa Rio Liderança Feminina tem como objetivo desenvolver a autoliderança feminina no contexto atual da Prefeitura do Rio, por meio de ações de reconhecimento, capacitação e desenvolvimento e favorecer o autoconhecimento para impulsionar o protagonismo pessoal das servidoras mulheres como líderes de si mesmas e como gestoras da sua própria história e carreira na Administração Pública Municipal.

Uma das etapas consiste na construção de projetos/propostas de intervenção que tem como propósito promover a igualdade de gênero e fomentar a liderança feminina no âmbito da Prefeitura e da cidade do Rio. Os projetos vão conter propostas de ações afirmativas e/ou políticas públicas nos diferentes eixos trabalhados pelo programa: equidade de gênero, diversidade e inclusão, combate à violência contra a mulher, liderança feminina e entregues à Secretaria Especial de Promoção e Políticas da Mulher a fim de viabilizá-las como iniciativas do serviço público orientados pela pauta de gênero.

– O programa Rio Liderança Feminina é uma grande oportunidade, pois impulsiona o protagonismo pessoal das servidoras, possibilita ações e políticas públicas mais equânimes e gera resultados concretos para a gestão pública carioca. Estamos orgulhosos em perceber o crescimento de cada gestora que passa pelo programa e o desenvolvimento de sua autoliderança – afirmou a presidente do Instituto Fundação João Goulart, Rafaela Bastos.

Programa Rio Liderança Feminina

De caráter transversal, o programa Rio Liderança Feminina foi desenhado de forma colaborativa por meio da contribuição de servidoras de diferentes equipes da Prefeitura do Rio, coordenadas pelo Instituto Fundação João Goulart, que buscaram abordar/enfrentar os seguintes desafios:

– Necessidades de investimento em ações que proporcionem uma gestão igualitária e equânime para homens e mulheres
– Desenvolvimento da liderança feminina no contexto atual, enfatizando o reconhecimento dos talentos e competências da mulher como líder de si mesma e gestora da sua própria história e carreira na Administração Pública Municipal
– Criação de trilhas que favoreçam o autoconhecimento e impulsionam o protagonismo pessoal das mulheres, possibilitando maior compreensão das escolhas de carreira e conquista do espaço de fala e liderança
– Construção, proposição e validação de ações efetivas e específicas da pauta de gênero que atravessam e impedem o desenvolvimento e acesso à liderança por parte das mulheres servidoras
– Estabelecer um conjunto de políticas públicas voltadas especificamente para as mulheres, sobretudo nas áreas da saúde, da segurança e do cuidado em tempo integral com as crianças – para dessa forma, também ampliar o acesso das cariocas ao mercado de trabalho; – esta última uma pactuação estratégica que consta no Programa de Governo, cadastrado no TRE,  do prefeito eleito Eduardo Paes.

O Programa foi lançado em 8 de Março de 2021 e foi estruturado por meio de pesquisas, benchmarking, fundamentação teórica, construção e análise de dados, além da definição de uma tese para ser a base de todo o programa Rio Liderança Feminina.

Dentro da proposta indicada, está o incentivo ao desenvolvimento de habilidades e a criação de políticas e práticas que fortaleçam e potencializam a atuação dessas mulheres no contexto governamental, a partir de dados, capacitações e rodas de conversas aplicadas, além de trabalhos de conclusão de curso que apresentam alto potencial para gerar impacto na vida das mulheres servidoras e cariocas.