Instituto Fundação João Goulart divulga a 16ª edição da revista Cidade iNova

O Instituto Fundação João Goulart lançou a 16ª edição da revista Cidade iNova no mês marcado pelo dia internacional da mulher, período em que todas as mulheres se conectam e unem forças para lutar contra todo preconceito, injustiça, machismo e violência. Por se tratar de um momento de reflexão e ações, a revista apresenta esta temática no artigo de Danielle Paula de Jesus Souza, líder carioca da Secretaria de Integração Metropolitana, que divulga o importante papel que o município do Rio de Janeiro vem desenvolvendo na implementação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento à violência de gênero, na promoção dos serviços de atendimento, no acolhimento à mulher vítima de violência e outros programas específicos. Assim também ocorre no artigo “Livres para Estudar: Uma Política Pública pelo Direito de Estudar das Meninas e Mulheres”, de Caroline Guedes, da Secretaria Municipal de Educação, que trata da questão da pobreza menstrual.

Além disso, a edição divulga a iniciativa da Secretaria de Promoção e Políticas da Mulher que, junto com o Instituto Fundação João Goulart, instituiu o Prêmio Azoilda Trindade, uma realização da Prefeitura do Rio para reconhecer monografias relevantes com foco nas mulheres na cidade.

A edição também trata da acessibilidade comunicacional na eleições de 2022, da medida emergencial para minimizar os impactos da pandemia para trabalhadores do Carnaval, o Auxílio Ambulante Carnaval de Rua e do Sistema Integrado de Gestão de Riscos da Secretaria Municipal de Assistência Social, uma  solução inovadora para rastreabilidade dos dados, aprimoramento do trabalho e integração intersetorial.

A entrevista aborda o papel da administração pública no fomento à economia local, mostrando que os desafios das cidades só poderão ser vencidos com o trabalho integrado de todos os segmentos da sociedade, e que a recuperação e construção de uma economia saudável e adequada para a sociedade no século XXI depende de articulação e trabalho conjunto.

A edição traz ainda Tesouros do Rio, CalmaRio, Fica a Dica, o relato do trabalho do GTT Um Rio de Eventos e a seção Eu, líder para inspirar líderes cariocas e gestores a serem agentes de transformação.