Instituto Fundação João Goulart lança a última edição do ano da revista Cidade Inova

A 19ª edição da revista Cidade Inova encerra o ano de 2023 trazendo bastante conhecimento sobre as boas práticas na gestão pública na cidade do Rio de Janeiro. Um dos destaques é o artigo ”As oportunidades da capital do G20 – O Rio no mundo é de todos os cariocas”, escrito pelo advogado Lucas Padilha, coordenador especial de Relações Internacionais e Cooperação e presidente do Comitê Rio G20. O texto mostra algumas iniciativas cariocas que estão em consonância com a presidência brasileira do G20, com a intenção de impulsionar as reformas locais, nacionais e internacionais necessárias para uma transição ecológica justa, a consolidação política e técnica de soluções pensadas a partir do Sul Global e a modernização da economia e das nossas vocações.

Outro destaque é o artigo “RIO de Energia Verde – Pioneirismo da Prefeitura do Rio no Mercado Livre de Energia”, escrito por Willians Gaspar. Ele faz uma análise do setor energético brasileiro, destacando avanços tecnológicos e compromissos da cidade do Rio com energia limpa e renovável.

A sustentabilidade inclui, sobretudo, a atenção ao ser humano e os demais artigos desta edição também caminham nesta direção, confira:

Em “Família, escola e cidadania: programa ‘Diz aí, família!”, Cristiane Amancio e Bruno Rossato, ambos da Secretaria Municipal de Educação, mostram a importância da participação das famílias na convivência educacional das crianças da Educação Infantil, ressaltando, também, a relevância destas como sujeitos de direito ao acesso à educação.

Já Úrsula Bezerra aborda a necessidade de aprimorar o conhecimento prático sobre os acontecimentos que comprometem a saúde da mulher após o atendimento de uma emergência obstétrica no texto “Emergência obstétrica”. E depois o que fazer?”.

O artigo “O Samba dominando o Mundo – A Secretaria Municipal de Educação e a valorização da leitura, dos territórios e identidades“, escrito por Ygor Lioi, Lília Gutman e Caroline Guedes, apresenta o conceito das festas literárias nas escolas de samba, o protagonismo juvenil e a salvaguarda das memórias desses grêmios recreativos por meio do empoderamento dos estudantes da Secretaria Municipal de Educação e todas as imbricações para as comunidades envolvidas.

A coluna de Jana Libman traz uma reflexão sobre a jornada de mulheres em direção ao empoderamento e autoconsciência.

Para fechar, as seções fixas Eu, líder, CalmaRio, FJG, Tesouros do Rio, Fica a Dica e o relato sobre o trabalho do GTT Revéillon em Dados completam a edição.