Instituto Fundação João Goulart promove aula inaugural para servidoras do Programa Rio Liderança Feminina

O Instituto Fundação João Goulart promoveu, nesta quinta-feira (15/6), no Auditório da CCPAR, a aula inaugural da segunda turma do Programa Rio Liderança Feminina. As 50 servidoras selecionadas, de diferentes órgãos da Prefeitura, discutiram temas como Liderança Feminina, Fortalecimento de redes de apoio, Igualdade e Equidade. Estiveram presentes no evento a presidente do Instituto Fundação João Goulart, Rafaela Bastos, e a secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko.

O programa Rio Liderança Feminina é uma iniciativa pioneira da Prefeitura do Rio. Lançado em 8 de março de 2021, o projeto implementado pelo Instituto Fundação João Goulart incentiva o desenvolvimento de habilidades e o protagonismo pessoal das servidoras, com o objetivo de fortalecer e potencializar suas carreiras na gestão pública carioca. A primeira turma entregou 10 projetos finais aptos para serem políticas públicas, todos orientados à igualdade de gênero na Prefeitura do Rio.

– Este é um projeto inovador, pela primeira vez uma prefeitura está formando mulheres para que elas possam ocupar cargos de liderança e ter melhores oportunidades em ambientes públicos. Pelos próximos 10 meses, as servidoras terão a oportunidade de trocar experiências e assumir um protagonismo pessoal nos locais de atuação – afirmou a secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko.

Os encontros da segunda turma do programa abordarão temas como questões de gênero; autoconhecimento; Liderança; e Afirmação positiva.

– O Rio Liderança Feminina atua não só na capacidade dessas mulheres atuarem como líderes, mas também na capacidade delas lidarem com aspectos psicológicos, como o estresse por dupla, tripla jornada de trabalho, questões envolvendo a maternidade e outras dedicações das mulheres – destacou a presidente da Fundação João Goulart Rafaela Bastos.

O desenvolvimento do programa tem carga horária de 92h, realizada através de uma jornada interativa de oito compromissos, cada um com uma finalidade de desenvolvimento específica, incluindo 6h de orientação de projetos, que serão transformados em políticas públicas a serem implementadas pela Secretaria da Promoção e Políticas da Mulher, parceira master do programa.