Instituto Fundação João Goulart realiza consultoria na capacitação em Estratégia de Gás de Efeito Estufa

O Instituto Fundação João Goulart e o Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento firmaram uma parceria para a realização de uma capacitação de 80 servidores em Estratégia de Gás de Efeito Estufa (GEE).

A consultoria estratégica promove soluções efetivas com diferencial e inovação no âmbito da gestão pública, para as unidades administrativas da Prefeitura do Rio, desenvolvendo junto ao cliente um modelo gerencial de alto desempenho. Ações e projetos transversais são fundamentais para que haja efetividade e que seja cumprido o papel de entregar as melhores políticas públicas ao cidadão carioca.

O Instituto atuou com sua consultoria estratégica para a realização da Capacitação em Estratégia de Gás de Efeito Estufa, que tem como objetivo capacitar servidores em medidas de neutralização de carbono na Prefeitura do Rio de Janeiro.

A capacitação teve como intuito contribuir para a elaboração dos planos de Gerenciamento e Monitoramento das Emissões Residuais de GEE e três programas de neutralização de emissões para diferentes setores, incorporando mecanismos de compensação de carbono.

No ano de 2021, a cidade se comprometeu com o Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática (PDS), por meio do Decreto n° 48.940, que incluiu metas e ações relacionadas ao tema da mudança do clima. Entre algumas dessas metas previstas estão:

– Redução de emissões até o atingimento da neutralidade em 2050;

– Definição de mecanismos de incentivo ao mercado de carbono e desenvolvimento de projetos de compensação;

– Implementação de um Sistema de Monitoramento Climático em sua integralidade;

– Plano de Gerenciamento das emissões residuais de GEE.

A consultoria estratégica contribui para que gestores públicos e servidores líderes cariocas participem desta formação e se comprometam a investir em ações para assegurar a descarbonização. Alguns líderes cariocas também participaram da realização desta capacitação, que vai gerar muitos ganhos para a cidade.