Instrutor do programa Boa Guarda atua como técnico na Copa Rio Internacional de Judô

O guarda municipal Márcio Ramalho, que é um dos instrutores do projeto Boa Guarda, da Guarda Municipal (GM-Rio) em Deodoro, atou como técnico do Instituto Reação durante a 16ª edição da Copa Rio Internacional de Judô, neste fim de semana (23 e 24/07), no Velódromo do Parque Olímpico da Barra da Tijuca. O evento é considerado uma das competições mais tradicionais do país e reuniu mais de mil judocas de 138 agremiações.

Ramalho é técnico de Judô no Reação desde 2010, quando se aposentou como atleta, e atualmente é um dos treinadores responsáveis pelas equipes de base do alto rendimento. O Instituto Reação é uma ONG que trabalha usando o esporte e a educação como forma de inclusão social, que conta com atletas em todas as classes da seleção brasileira. Em 2019, foi a equipe mais vitoriosa do judô brasileiro.

A participação do GM em competições de alto nível como a desse fim de semana e a atuação dele em trabalhos sociais são um estímulo para os alunos do projeto da GM-Rio. Eles sabem que contam com professores de nível profissional, com destaque no meio esportivo em suas modalidades.

Além de Ramalho, recentemente o professor Anderson Musgo, que dá aulas de Muaythai no Boa Guarda , se sagrou vice-campeão de Muaythai na Cidade de Chiangmai, na Tailândia. A competição aconteceu entre os dias 1º e 10 de julho e foi realizada pela associação Muaythai and Muay Boran Sport Association. Musgo, como o atleta é conhecido no meio esportivo, já havia conquistado o mundial no ano de 2018, pela mesma associação na cidade Nakhon Ratchasima.

Saiba mais sobre o Boa Guarda

O projeto foi batizado de Boa Guarda em referência a uma das posições de combate mais importantes da luta que tem como foco a defesa. Em Deodoro, as aulas acontecem diariamente no galpão que abrigava a estrutura da construtora Queiroz Galvão. São oferecidas aulas de Muaythai, Jiu-jitsu, Capoeira, Judô e Treinamento funcional. Já na Zona Norte, as aulas acontecem no Parque Madureira, sendo disponibilizadas as modalidades Kickboxing e Capoeira. As inscrições devem ser realizadas nos locais.

O projeto é mais uma das iniciativas da instituição de interação e proximidade com a população, a exemplo do que já acontece com a Cinoterapia e com as atividades socioeducativas da Ronda Escolar.