Instrutores da Academia da GM passam por cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) está investindo na capacitação e no aperfeiçoamento profissional dos 20 instrutores da Academia de Ensino da instituição e também no credenciamento de novas habilidades para a equipe, junto a órgãos reguladores. Esses servidores, que têm escolaridade de nível superior, são responsáveis pela formação inicial e continuada dos guardas municipais que atuam diariamente nas ruas da cidade. O objetivo é melhorar ainda mais a qualidade dos serviços educacionais ofertados aos agentes.

– Aqui na Guarda Municipal sempre tratamos a capacitação como prioridade, porque esse é o diferencial para o sucesso ou o fracasso de uma missão ou abordagem nas ruas. Quanto mais preparado tecnicamente está o agente, mais segurança ele terá na hora da tomada de decisões e com certeza terá recursos para lidar com imprevistos e emergências – destacou o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.

O comandante esteve na formatura do instrutor Leandro Machado nesta sexta-feira (20/08), no Centro de Instrução Especializada de Armamento e Tiro (CIEAT) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, em Sulacap, na Zona Oeste, onde o guarda concluiu o curso de instrutor de tiro. Machado foi o único guarda municipal do Rio na turma, que contou com 33 alunos, incluindo policiais militares, um bombeiro, um guarda municipal de Volta Redonda e agentes da Polícia Judicial e do Ministério Público. O curso teve duração de sete semanas, com aulas práticas e teóricas, com foco na atuação policial. Machado também já possui duas capacitações da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) com foco em tiro.

Além de Machado, os instrutores Alexandre Roque e Márcio Hungria do Estágio de Qualificação Técnica Especial em Liderança, ministrado pela Marinha do Brasil, entre os dias 14 de junho e 29 de julho. Durante 45 dias, os instrutores tiveram aulas práticas e teóricas com foco nas relações humanas e de liderança, além de terem participado do treinamento físico militar. Já o instrutor Leonardo Afonso foi credenciado pela Polícia Federal para aplicar testes de aptidão psicológica para manuseio de arma de fogo. O guarda municipal, que é psicólogo, tem especialização em terapia cognitiva comportamental e é mestrando em Psicologia pela UFRJ, precisou atender a diversos critérios para obter a certificação, que requer uma qualificação muito específica voltada para a área de Segurança Pública.