Julianna Ferrer – fonoaudióloga do Programa de Saúde Vocal do Professor

A história da Julianna Ferrer de Oliveira não envolve somente o trabalho dela. Sua atividade influencia a vida de outro profissional muito importante para a cidade, o professor. Julianna está há 17 anos na Prefeitura do Rio, é lotada na Secretaria Municipal de Saúde e está cedida para a Subsecretaria de Serviços Compartilhados. Coordenadora do Programa de Saúde Vocal do Professor, a fonoaudióloga e mais um grupo de 11 profissionais atendem a Rede Municipal de Educação com um programa que visa diminuir afastamentos por licenças e readaptações causados por alterações vocais e promover um melhor rendimento em sala de aula e maior bem estar.

Sobre a experiência no regime de teletrabalho, Julianna classifica que o atendimento foi super produtivo. A assistência aos professores por “telefonoaudiologia” possibilitou o suporte de um maior número de pessoas pelo fato de não haver a necessidade de deslocamento, tanto para os atendimentos, quanto para as oficinas. A servidora percebeu que o maior desafio, neste momento, é lidar com a instabilidade da conexão da internet de casa, mas nada que não dê para resolver. Quando o atendimento não é possível, outro horário é remarcado.

Nossa homenageada destacou que o teletrabalho provou não haver perda de eficácia no atendimento ao professor. No início da pandemia, foi possível realizar reunião semanalmente com a equipe do Programa de Saúde Vocal do Professor para traçar as ações e metas. O grupo definiu que seriam oferecidas oficinas de saúde vocal online para os professores da rede, seguindo uma parte do conteúdo dos treinamentos presenciais. Além disso, um curso de Saúde Vocal para a Escola de Formação de Professores Paulo Freire foi gravado por Julianna durante esse período. O curso, que está sendo realizado na modalidade de educação à distância (EAD), alcança de forma ampla educadores da SME e permite que esses profissionais adquiram conhecimentos sobre como cuidar da sua voz.

As expectativas para o futuro são muitas, entre elas, continuar realizando o trabalho com excelência, para alcançar um número maior de professores. Se for possível, mesmo com o retorno do trabalho presencial, Julianna quer oferecer o atendimento por telefonoaudiologia para os professores que não puderem se deslocar de seu local de trabalho. Ela também deseja que a primeira turma de EAD da Escola de Formação Paulo Freire seja um sucesso, e que o curso tenha várias turmas no decorrer dos anos.

Para os colegas servidores, Julianna deixa a seguinte mensagem:

“É muito gratificante poder servir dentro de nossa função e ver como vidas são transformadas com o nosso trabalho, apesar dos percalços que nos deparamos. Quero parabenizar a todos os servidores que, com seu trabalho, ajudam as pessoas.”

Agradecemos a participação da Julianna e desejamos muito sucesso e realizações em sua jornada no serviço público municipal!

A fonoaudióloga Julianna Ferrer