Líderes Cariocas: Instituto Fundação João Goulart divulga as orientações e o cronograma do programa

Os 1.021 servidores inscritos no processo seletivo para o Programa Líderes Cariocas já podem ter acesso à plataforma da Empresa CKM Talents, responsável pela execução das etapas de avaliação. Por meio desta plataforma, os candidatos vão atualizar seu cadastro, acessar o curso autoinstrucional, especialmente desenvolvido para apoiá-los na realização da prova objetiva e acompanhar todas as etapas do processo: Prova objetiva, Avaliação de Competências por Estudo de Caso, Qualificação do Perfil de Liderança e Comprovação da Elegibilidade, até o resultado final dos 100 (cem) servidores públicos selecionados. A prova objetiva será aplicada em 5 de novembro, um sábado, das 9h às 12h.

As inscrições para a seleção começaram em março de 2022 e bateram o recorde dos últimos 10 anos, com aumento de 35% no total de servidores interessados. Hoje o programa conta com 88 Líderes ativos e 200 Líderes Alumni (servidores que passaram pelo programa e atuam como parceiros e consultores em Projetos Transversais e como Multiplicadores de conhecimento para outros gestores e servidores da Prefeitura).

É importante seguir todos os passos encaminhados pela Coordenadoria de Gestão de Lideranças do Instituto Fundação João Goulart e pela Empresa CKM Serviços Ltda, pois além dos prazos, os candidatos receberão, por e-mail, todas orientações necessárias, a cada etapa do processo, de acordo com os critérios estabelecidos para concorrer às vagas, além dos requisitos para a aprovação.

O cronograma, o Guia do Candidato e o FAQ com perguntas e respostas sobre o Processo Seletivo estão disponíveis no site do Instituto: https://fjg.prefeitura.rio/programa-lideres-cariocas. O e-mail para contato com a equipe da Fundação João Goulart também está disponível para tirar dúvidas: liderescariocas@fundacaojoaogoulart.com

Sobre o Programa Líderes Cariocas

O Programa Líderes Cariocas é de grande relevância para a Prefeitura do Rio de Janeiro. Seu investimento é na qualificação da capacidade gerencial da administração pública municipal, através da identificação, formação, desenvolvimento de competências e visibilidade de servidores de carreira aptos a ocuparem posições estratégicas e que desejam enfrentar desafios para melhorar a vida do cidadão carioca.

O Líder Carioca é prioritariamente um servidor público de carreira e é responsável por ampliar a capacidade gerencial de alto desempenho nos órgãos em que atuam, capilarizar boas práticas de gestão, implementar estratégias governamentais a partir de desafios demandados pela sociedade, mediar interesses públicos e lideram ações, projetos e políticas públicas com alto impacto na melhoria de vida do cidadão.

– Ser Líder Carioca é planejar e executar ações, projetos e políticas públicas com alto impacto para promover melhorias na vida do cidadão carioca. É um processo que, para esses servidores que estão chegando, só está começando, mas os resultados serão percebidos não só por quem está na administração pública, o cidadão será o maior beneficiado de todo este investimento – afirma a presidente do Instituto Fundação João Goulart, Rafaela Bastos.