Maestro da Banda Sinfônica da GM-Rio recebe comenda da Polícia Militar do Rio

O maestro da Banda Sinfônica de Música da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), Ricardo José Severino, recebeu a Medalha Fluminense do Mérito Musical Militar Capitão Dalmo da Trindade Reis em solenidade realizada no Regimento Caetano de Farias, no Batalhão de Choque, na segunda-feira (22/11). A data marcou a comemoração do Dia do Músico.

Criada no ano de 2020, a comenda é concedida pela Polícia Militar do Rio de Janeiro a policiais militares, militares de outras corporações, personalidades civis, autoridades do legislativo, executivo ou judiciário, assim como músicos civis ou militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham contribuído para o Serviço Musical da Polícia Militar. Durante o evento foi realizada apresentação com uma banda completa formada por músicos da Polícia Militar com integrantes do Exército, Aeronáutica, Marinha, Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal.

O maestro Ricardo Severino está à frente da Banda da GM-Rio há cinco anos. Nesse período sob sua regência, a Banda de Música da instituição já participou a convite da condução musical de solenidades diversas da Polícia Militar e outras forças de segurança e militares, em integração com esses órgãos.

O maestro também desenvolveu diversos projetos para aprimoramento musical dos integrantes da Banda da GM-Rio e de outras instituições, como no caso do curso regência e liderança de banda, realizado em 2018; e o curso de regência e liderança para contramestre de bandas de música, realizado no ano seguinte, contando com alunos da Guarda do Rio e também dos municípios de Belo Horizonte e Contagem (Minas Gerais), Belém (Pará), Campos, Itaboraí e Rio das Ostras (Rio de Janeiro), além de um músico da Polícia Militar do Rio, entre outras ações.

– Fico feliz com o reconhecimento do nosso serviço pelas demais forças. Nossa principal missão é servir à população por meio da música e esse tipo de homenagem mostra que estamos seguindo no caminho certo – destacou o maestro sobre a medalha.

Ricardo Severino é bacharel em trombone e regência de banda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem diversos outros cursos na área. A busca constante por excelência é fruto do amor à música. O maestro conta que a carreira musical para ele é muito mais vocação do que tão somente profissão.

Em São Paulo, guarda do GOE recebe medalha de mérito por serviços de saúde

Também a segunda-feira, o guarda municipal Adeílson Vianna, do Grupamento de Operações Especiais (GOE), recebeu a Medalha de Mérito de Saúde General-de-Brigada Médico João Severiano da Fonseca – Patrono do Serviço de Saúde. A comenda é concedida a pessoas que possuem vasto e reconhecido saber e atuação na área de Atendimento Pré-hospitalar, além de trabalharem em prol da disseminação do conhecimento entre seus pares, com o objetivo de salvar vidas.

A cerimônia de entrega foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e contou com a presença de autoridades como o prefeito de Vila Velha (ES), Arnaldinho Borgo, e a deputada estadual de São Paulo Letícia Aguiar, organizadora do evento.

Adeílson é enfermeiro e encarregado da seção de ensino do GOE. Além de ministrar aulas nos cursos oferecidos pela GM-Rio para o efetivo, o guarda também costuma dar instruções em outros órgãos de defesa e segurança, como o Grupamento Especial de Socorro e Ações de Resgate (GESAR) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).