Maestros da GM-Rio participam de evento em homenagem aos 30 anos da banda da guarda de Belém, no Pará

O maestro Ricardo Severino, regente da Banda de Música da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), e o regente auxiliar, maestro Sérgio Malafaia, estão participando do Primeiro Encontro de Guardas Municipais Músicos do Brasil, na cidade de Belém, capital do Pará. O evento, que começou segunda-feira (20/06) e vai até o próximo dia 27, faz parte das comemorações pelo aniversário de 30 anos da Banda de Música da Guarda Municipal de Belém, que acontece em 1º de julho.

O encerramento do evento contará com uma apresentação especial no Theatro da Paz, que é considerado um teatro-monumento e patrimônio histórico segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os maestros da GM-Rio estão conduzindo os ensaios com músicos de diversas partes do país, como Alagoas e Minas Gerais, além das forças policiais locais e da Força Aérea Brasileira. No dia da apresentação especial, o maestro Ricardo Severino vai reger as Marchas de Pompa e Circunstância (em inglês Pomp and Circumstance Military Marches), Opus 39, que são seis marchas compostas para orquestra por Edward Elgar.

– É uma imensa honra participar desse evento e interagir com músicos de diversas partes do país, em especial o povo do Pará. A música transcende barreiras, possui uma linguagem universal que aproxima as pessoas. No caso de Bandas de Guardas Municipais, elas estão inseridas na vida da cidade e essa troca de experiência entre os músicos só enriquece ainda mais a arte que levamos para a população e gera ainda mais aproximação com as instituições – destacou o maestro sobre o evento.

Além de muito ensaio, o encontro conta ainda com palestras com temas relacionados a técnicas musicais, mas também a evolução dos músicos militares e guardas municipais e o contexto das Bandas de Música na Segurança Pública.