Novembro Azul: Prefeitura reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem os homens

Agora é a vez dos homens!

Servidor, se liga neste toque que pode salvar sua vida. Afinal, vergonha é não se cuidar!

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), marca presença na mobilização do Novembro Azul com a abordagem integral da saúde dos homens, em suas unidades de saúde, com atividades locais de promoção à saúde e prevenção, para melhorar a qualidade de vida da população masculina.

Estas ações, que já fazem parte da prática diária das clínicas da família e centros municipais de saúde, chegaram a ser interrompidas durante a pandemia, mas retornaram em julho – e serão intensificadas em novembro.

Serão adotadas, ao longo do mês, diferentes estratégias de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, principalmente, as mais prevalentes. Durante o acolhimento aos pacientes, vão ser abordados temas como: alimentação saudável, controle do tabagismo, prática de atividades físicas; valorização da paternidade responsável; prevenção de fatores de riscos de doenças e agravos evitáveis; e orientação quanto a sintomatologia do câncer de próstata, como sintomas urinários e importância de procurar a unidade de saúde em tempo oportuno.

A mobilização reforça a importância das ações preventivas e visa, também, acabar com visões preconceituosas e limitantes que ainda permeiam o universo masculino, ao mostrar a necessidade de realização regular de consultas e exames de rotina.

“A conscientização em relação aos cuidados com a saúde do homem é fundamental, já que a população masculina é mais atingida nos casos de adoecimento por doenças graves e crônicas, violência e outras causas externas. O fato de o homem procurar menos os serviços de saúde prejudica sua qualidade de vida e longevidade”, explica Ana Mello, gerente da área técnica do câncer da Secretaria Municipal de Saúde.

As equipes das unidades de saúde estão capacitadas para todo tipo de assistência, avaliar queixas e, em caso de pacientes sintomáticos, solicitar exames para investigação diagnóstica, além dos devidos encaminhamentos. O homem pode buscar a unidade de Atenção Primária de referência e localizar a mais próxima na plataforma Onde ser Atendido disponível no site http://www.subpav.org/ondeseratendido/.

Sobre o Novembro Azul

O movimento Novembro Azul, mobilização mundial em prol da saúde do homem, teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. No Brasil, durante o mês de novembro, diversos prédios iluminam-se de azul em apoio ao movimento.