O retorno das Feiras de Adoção de Animais: os responsáveis deverão cumprir as Regras de Ouro de prevenção à Covid-19.

Se você ainda não tem um pet para encher de amor, essa é a hora! Após a avaliação do comitê científico municipal, a Prefeitura do Rio autorizou a retomada das campanhas de adoção de animais em praças e ruas. A liberação da atividade estava prevista para o início da Fase 5 do Plano de Retomada e foi antecipada no último dia 25.

Durante a pandemia, foi registrado o aumento do número de animais abandonados em toda cidade. E para reduzir essa triste estatística de bichinhos sem lar, o município lançou ações virtuais de adoção de cães e gatos, através de lives, do Projeto Entrega Pet e da Campanha Adote um Amigo Peludo, com animais especiais. Todas foram de muito sucesso! Agora, mais bichanos terão a oportunidade de ganhar uma família.

A iniciativa voltada ao bem-estar animal também ajuda a minimizar a reprodução indevida de cães e gatos, situações de maus-tratos, a proliferação de zoonoses (doenças transmitidas por animais aos homens) e acidentes de trânsito provocados por animais soltos nas ruas.
Para a campanha de adoção seguir de forma segura é importante observar os protocolos que evitam a disseminação da Covid-19, como:

• evitar aglomeração
  • manter o distanciamento de no mínimo 2 metros ou 4 metros entre pessoas
  • usar obrigatoriamente máscara
  • usar álcool gel 70%
  • ter álcool 70% disponível para uso dos visitantes
  • lixeira com tampa e pedal
  • lavar sempre as mãos após manusear os animais

Todas as solicitações de campanhas serão feitas pelo portal Carioca Digital, da Prefeitura. Só serão permitidas as feiras que estiverem com os alvarás liberados. É importante lembrar que os programas virtuais de adoção continuarão. Então, não perca a oportunidade de encontrar o amor da sua vida!