Prefeitura conclui primeira turma do curso de Bombeiro Voluntário contra Incêndio

A Coordenação do Centro Administrativo São Sebastião (Cass), na Cidade Nova, formou, na sexta-feira passada (18/3), a primeira turma do Curso de Formação para Bombeiro Voluntário contra Incêndio. Durante dois dias no auditório do Cass, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas que envolvem primeiros socorros e combate a incêndio.

O objetivo do curso é apresentar conceitos de prevenção, mostrar técnicas de extinção de princípios de incêndios e nivelar os procedimentos com a formação da Brigada Voluntária de Incêndio (BVI). A pandemia mostrou o quanto procedimentos e protocolos de segurança e saúde podem fazer toda a diferença.

Atendendo às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que precisa ter um número mínimo de brigadistas, a Coordenação do Cass tem feito esforços para adequar-se à legislação considerando que nos dois prédios circulam em média sete mil pessoas.

O Coordenador do Cass, André Cavalcante, lembrou a importância de ter entre os servidores uma consciência do que é ser brigadista, considerando especialmente os perigos de um incêndio:

– Isso ajuda a formar no corpo de servidores uma cultura do que é ser brigadista, e assim nos apoiar no que for necessário num eventual incêndio – explicou André.

Laura Santana, é surpevisora do Datacenter do Iplan-Rio e uma das alunas da primeira turma. Ela destacou a utilidade do curso para inúmeros áreas da vida e considerou, em especial, que um incêndio pode acontecer a qualquer momento.

– O curso é muito útil. Eu acho que ele devia até ser incluído em disciplina escolar – disse Laura.

Novas turmas do curso serão abertas até o fim do ano – Prefeitura do Rio

Mais cursos até o fim do ano

Para quem estiver interessado em fazer o curso vem mais por aí. Até o momento, há duas turmas abertas para quem deseja ser Brigadista Voluntário.  Para se inscrever, basta enviar um e-mail para cass@pcrj.rj.gov.br com nome, matricula, lotação e qual turma deseja participar. As próximas serão dias 13 e 14 de abril e nos dias 17 e 18 de maio.

Os futuros brigadistas voluntários terão dois dias de aula. No primeiro dia aulas teóricas, de 8h às 17h,  e no segundo as práticas nos arredores do Cass, de 9 às 12h. Os voluntários serão auxiliados durante todo o processo por um instrutor, que trará equipamentos para prática, além de material audiovisual para auxiliar o aprendizado. Ao fim do curso, os que concluírem receberão o certificado de formação por e-mail.

O papel do brigadista voluntário

O brigadista voluntário exerce um papel imprescindível de apoio à Brigada de Incêndio, assim como ao Corpo de Bombeiros. Em uma situação emergencial de incêndio, contar com brigadistas voluntários capacitados para atuar nos procedimentos pode fazer a total diferença.

Mais do que ser brigadista, o curso também dá noção de primeiros socorros. Janilson Borba é servidor público municipal, e um dos alunos da primeira turma do curso de Brigadista Voluntário. ele conta como é importante a prática de procedimentos de primeiros socorros.

– Sou de família de militares e sempre soube como atuar em momentos que um colega passasse mal. Já vi pessoas passarem mal em outros andares e ninguém pode auxiliar de formas simples – conta Janilson.

Douglas Amaral é técnico de segurança do trabalho, bombeiro civil e instrutor de cursos de Brigadista Voluntário, além de professor da primeira turma de alunos do Cass. Com cursos desenvolvidos em empresas privadas e orgãos públicos, ele destacou que a falta de uma cultura de preparação contra incêndios é o maior desafio de todos no Brasil hoje em dia.

– Precisamos mudar essa falta de cultura nessa área de prevenção. O ideal é que, desde pequeno, todos tenham instrução, incluindo a participação em um curso de brigadista – concluiu o instrutor.