Prefeitura implantará novo Sistema Integrado de Administração Financeira, Orçamentária e Contábil

Com o objetivo de promover o aprimoramento da gestão contábil, orçamentária e financeira do município, a Prefeitura do Rio está implantando o SIAFIC Carioca (Sistema Integrado de Administração Financeira, Orçamentária e Contábil). O projeto tem a governança compartilhada com a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, por meio das Superintendências de Orçamento e Tesouro, a Controladoria Geral do Município, a Secretaria da Casa Civil e a IplanRio, Empresa de Informática do Rio de Janeiro.

O projeto SIAFIC vai centralizar três sistemas da Prefeitura em um programa mais moderno e eficiente, possibilitando análises integradas em uma única plataforma. Os sistemas envolvidos e que serão substituídos são o ORCAMENTO, FINANC e FINCON. A nova plataforma oferecerá melhores subsídios para tomada de decisões estratégicas, contribuindo para a diminuição de riscos operacionais e para otimização e racionalização de recursos e gastos públicos, com foco na transparência.

– O que estamos construindo é um legado para a administração pública, um projeto enorme com grande valor para a gestão financeira da Prefeitura. Temos mais de 100 servidores de várias secretarias que estão na linha de frente, envolvidos neste projeto que será utilizado por toda a administração direta e indireta. É gratificante termos o apoio destes servidores que estão trabalhando para que o projeto seja bem-sucedido – comentou a secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko.

O controlador geral do município do Rio de Janeiro, Gustavo Bramili, descreveu o projeto SIAFIC como uma transformação na gestão financeira municipal, que irá melhorar a eficiência dos processos de trabalho, além de promover maior transparência nas ações dos gestores.

– O projeto SIAFIC chega como uma mudança de paradigma na gestão das finanças do município do Rio de Janeiro, integrando, em um só ambiente, Poder Executivo, Poder Legislativo, e o Tribunal de Contas. Sou muito grato por ter a oportunidade de participar deste projeto, e estou muito orgulhoso pelo fato da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro estar participando significativamente na construção deste, que será um legado para esta e futuras gerações de administradores públicos.

A contratação do sistema foi feita por meio de licitação e a empresa vencedora foi a Logus, que já implantou seu sistema em outros governos estaduais, como o Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá, Tocantins, Alagoas, Ceará e Paraná.

– O SIAFIC é um passo importantíssimo: não só por modernizar os sistemas que cuidam da espinha dorsal do funcionamento da Prefeitura. É também uma alavanca que impulsionará a máquina administrativa na direção de uma maior eficiência nos seus processos internos, aproximará órgãos com papéis complementares e isso se traduzirá em melhores serviços para o cidadão. Uma inovação maiúscula – disse o subsecretário de Transformação Digital, Fernando Ivo Pimentel.

Atualmente, o projeto está em execução e a previsão é que a partir do dia 2 de janeiro de 2024 toda a execução orçamentária, contábil e financeira da Administração Direta e Indireta seja realizada por meio do SIAFIC Carioca. Portanto, ao longo do mês de dezembro, os servidores que utilizarão o sistema serão convocados para um treinamento a fim de receberem as diretrizes sobre o funcionamento da nova ferramenta de trabalho.

– Além da modernização tecnológica e da transparência que o SIAFIC Carioca proporcionará, temos certeza que o trabalho de todos será otimizado com a centralização das informações, possibilitando uma análise integrada numa única plataforma – comentou Rodrigo Dantas, subsecretário executivo de Fazenda e líder estratégico do projeto SIAFIC Carioca.